A praça Dom Sebastião - atualmente
Esta praça, como conta sua história, deveria ser linda, florida, com cascatas, estátuas e chafarizes com águas coloridas e diversos monumentos importantes.
Infelizmente não é isto que vemos ao chegar a esta praça: todas quatro estátuas já foram vandalizadas repetidas vezes e estão em mau estado de conservação, (apesar de já terem sido restauradas), o chafariz está seco, as esculturas de Chico Stockinger completamente pichadas e em péssimo estado de conservação, os bancos são camas dos sem teto e o playground só serve a eles, para “guardar” os seus pertences. Apesar da beleza da praça, é perigoso visitá-la, pois até os alunos do Rosário, com toda a vigilância, são assaltados.
Um turista que ali chegar com uma máquina fotográfica, fatalmente será furtado. E é nesta praça, devido a toda sua história, que tentamos começar nosso processo de revitalização da história de Porto Alegre, mas vendo o descaso compreendemos que nem todos pensam assim... Se não tivermos uma história, seremos ninguém... Mas por enquanto nossa história está como esta praça: sem raízes, como estas árvores em canteiros secos; em placas que depredadas ou roubadas, como nossa vida atual; como placas de homenagens que atualmente nada contam além da ignorância; em monumentos que nada valem, pois não são respeitados nem os homenageados, nem nossos artistas, e principalmente perigosa pois assaltantes ali se encontram a espreita dos descuidados, perigosas pois a céu aberto eles fazem suas necessidades nos passeios e um passo errado é um sapato sujo e bem sujo... Vendo a história de Dom Sebastião homem forte e vencedor, nos inspiramos para este trabalho, mas se a idéia é de que nada vale a pena vamos trocar o nome da praça, pois ele não merece esta humilhação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário