domingo, 26 de abril de 2009

Praça Dom Sebastião

A Praça Dom Sebastião é uma praça na cidade de Poto Alegre, RS. Seus limites são ao norte a avenida Independência, a leste a travessa Dom Sebastião, ao sul a rua Irmão José Otão e a oeste a rua Sarmento Leite.
A primeira referência ao local se encontra em 1847 no requerimento da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição pedindo que fosse fixado o alinhamento da sua futura igreja, e ao mesmo tempo solicitava que fosse demarcada a praça que já dizia existir entre as ruas do Barbosa (Barros Cassal) e da Brigadeira (avenida Conceição).
Com a construção da Igreja da Conceição a partir de1851, o logradouro passou a ser conhecido como Praça da Conceição, nome reconhecido oficialmente em 20 de outubro de 1857. Em 1863 Antônio Mariante ofereceu-se para arborizá-la, plantando paineiras. Em 28 de outubro de 1884 teve seu nome alterado para Praça Dom Sebastião.
Em 1935 a Praça foi totalmente remodelada, sendo ajardinada em um padrão geométrico e recebendo uma fonte luminosa e cascatas artificiais, onde se colocaram as quatro estátuas de mármore de origem portuguesa personificando os grandes rios da Bacia do Guaíba: Cahy, Gravatahy, Sino e Jacuhy (conforme a grafia antiga na sua base). Na década de 90 as cascatas foram desmontadas e aterradas, e as estátuas foram reinstaladas e um novo chafariz luminoso criado no centro da Praça. Em seu entorno se encontram alguns importantes prédios históricos da capital gaúcha, como a Igreja da Conceição, a Beneficência Portuguesa e o Colégio do Rosário.
Adotada pelo Colégio Rosário, a Praça Dom Sebastião ocupa uma área 4.760m² e conta com bancos, espelho d’água, lixeiras e playground, e ainda o Painel da Conceição, do escultor Chico Stockinger, e pelos monumentos em homenagem a Fernando Ferrari, ao Irmão Weibert, aos irmãos maristas que fundaram o Colégio Rosário e ao Sesqui Centenário da Independência.

Referências
Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS) / Prefeitura Municipal, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário