Dom Sebastião Dias Laranjeira
Nasceu em 20 de janeiro de 1822, em Ubamonas, freguesia de Palmas de Monte Alto, na Bahia. Seus pais, para dar ao filho uma boa educação, o enviaram a cidade de Cachoeira, a margem do Rio Paraguassú, a fim de ali começar seus estudos.
Logo ingressou no Seminário da Bahia, onde aos 23 anos de idade saiu ordenado sacerdote. Estudou em Roma e Paris. Em 1860, cinco dias antes de receber a láurea do doutorado, foi nomeado Bispo de São Pedro do Rio Grande do Sul.
A chegada de Dom Sebastião no Rio Grande do Sul foi cercada de festa, começando pela cidade de Rio Grande. Em Porto Alegre chegou, aos 28 de julho de 1861, cercado pelas autoridades e pelo povo. O primeiro ato do bispo foi rezar diante do túmulo de seu antecessor, Dom Feliciano.
Dom Sebastião era Lazarista, isto é, da Congregação Vicentina fundada junto à igreja de São Lázaro, em Paris, cujo carisma era precisamente a formação sacerdotal.
Dom Sebastião se lançou inteiramente na construção do novo seminário. Era o grande prédio que hoje ainda serve de Cúria e Residência Episcopal, em Porto Alegre, na rua Espírito Santo.
O Bispo Laranjeira tinha um caráter firme, decidido e corajoso. Sua vida foi pautada por decisões e posicionamentos sempre claros. Destacou-se muito no combate à escravatura. Embora sempre muito doente, estava convicto de que não partiria sem ver a libertação dos escravos. Pois, foi o que aconteceu, noventa dias depois da abolição da escravatura, no dia 13 de agosto de 1888, Dom Sebastião entregava sua alma a Deus. Morreu com certa fama de santidade.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Dias_Laranjeira"
Nenhum comentário:
Postar um comentário