segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um sábado de solidariedade








A vitória
da
solidariedade







24 de maio de 2010 Publicado no Blog ZH Moinhos

Dia 15 de Maio " Dia Da Solidariedade"

O dia da solidariedade foi instituído em 2001. Neste sábado, muitas pessoas, se dedicaram a mostrar o que é solidariedade. Deixaram o conforto de seus lares para trabalharem a serviços à comunidade. Este foi um dia de solidariedade e principalmente para mostrar os serviços e trabalho de ONGs.
Os freqüentadores do parque se surpreenderam com aquelas barracas armadas junto ao espelho d’água da Redenção, mas logo entenderam o objetivo do evento e se integraram. Lá acharam dicas de saúde, beleza e muitos outros serviços oferecidos.
Convidados pela agente da nossa região, a Sra. Vânia Brito, da Secretaria da Governança, tivemos a oportunidade de ver os filmes de revitalização da Azenha. O prefeito José Fortunati esteve presente a essa apresentação, e assim aproveitamos a oportunidade para lembrar a ele o trabalho de revitalização da Independência e sua importância, tendo em vista a copa de 2014, pois Copa também é História, Copa também é cultura.
Durante seu discurso o Sr. Prefeito tocou no assunto muito sério que impede a solidariedade entre algumas pessoas: O famoso tirar vantagens.
Caminhamos procurando o que consideramos de fato um trabalho solidário e logo a nossa frente vimos a borboleta da Fundação Thiago Gonzaga, levando seu recado aos jovens: Valorização e preservação da vida, pedindo a cada um que faça sua parte, tire o pé do acelerador; se for dirigir, não beba.
A barraca do IMAMA esteve também com um bom público que ouvia atento as palestras e orientações, sobre os cuidados com as alterações que podem acontecer nas mamas. Os trabalhos deste Instituto se realizam em sua sede Na Rua Ramiro Barcelos, 850 e também, com participação em eventos na cidade.
Outro alerta de saúde, veio da Fundação Rio-grandense de Apoio ao Diabético, que ofereceram teste de glicose e orientação nutricional.
Houve também a feira do desapego, onde as pessoas faziam doações de objetos que não usavam mais ou podiam trocar por outro: livro, CDs, quadros, brinquedos...
A ONG Parceiros Voluntários mostrava seu trabalho, Tribos nas Trilhas da Cidadania, onde jovens realizam ações voluntárias.
Neste cenário tão lindo da Redenção, grupo de jovens chamavam os participantes do evento para um abraço. E este lindo e puro abraço, foi ao espelho d’água: todos de mãos dadas com um única palavra no pensamento: Paz. O reflexo nas águas mostrava também que a solidariedade é possível, basta querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário