quarta-feira, 26 de maio de 2010

Corredor Cultural do Bom Fim

Um corredor cultural
26 de maio de 2010 postado no ZH Moinhos

Todos, que um dia procuraram um livro, para estudo e pesquisa, sabem bem o caminho a percorrer: livreiros, livrarias e “sebos” do Bom fim. Assim começou este corredor cultural, um caminho natural dos que gostam de uma boa leitura: os nomes das livrarias já nos mostram um pouco desta história: Teia de Aranha, Traça Livraria e Sebo, Palavraria, Ábacos Livros; Alguns com cafés; Outros nomes pomposos ou nomes simples. As escolas mais importantes estão lá: Instituto de Educação e Colégio Militar; Clubes e Fundações Culturais: Marc Chagall, Fundação Ecarta, Clube de Cultura de Porto Alegre. Se quisermos mais cultura teremos as famosas normalistas, hoje participantes da Associação dos Ex Alunos do Instituto de Educação, o Tablado Andaluz e Sociedade Italiana e principalmente o empenho dos funcionários do memorial da Justiça do trabalho no Rio Grande do Sul.
É um belo caminho, que no dia 15 esteve com algumas amostras no interior do Colégio Militar. Com sua nova pintura de fachada o Colégio Militar mostrou obras de arte como estátuas e pórticos e de arquitetura que o tempo havia empanado sua beleza. No pátio interno exposições do acervo do ensino militar do Rio Grande do Sul, Exposições de fotografias, palestras, oficinas do MUHM e Do Instituto Marc Chagall e Rotary Bom fim.
O Casarão da Várzea, hoje Colégio Militar, teve um sábado de festa, com direito a banda e exposição de “Fuscas” antigos (1966 a 1996).
Queremos felicitar o Historiadores Benito Bisso Schmidt e Everton Quevedo por este trabalho de resgate cultural de Porto Alegre.
Agradecemos a Sra Vania Brito, agente da Secretaria da Governânça , que veio conhecer o trabalho do Corredor Cultural , que faz parte da sua região de trabalho.
Assim vamos trabalhar juntos para que a Independencia e Bom Fim passem a ser um marco refencial de Historia e Cultura.

Um comentário:

  1. Agradecemos pelo carinho!
    Para o MUHM é um prazer contribuir com a cultura em nossa cidade.
    Grande abraço.
    Éverton Quevedo - Diretor MUHM

    ResponderExcluir