quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Projeto para a Av. Independencia

O projeto para Independência
Postado em 5 de maio de 2010 no Blog do ZH Moinhos por Marilia Costa Cardoso



















Em 3 de maio, foi realizada à Rua Siqueira de Campos, 1.171, uma reunião da Governança Solidária Local. Os moradores interessados na revitalização da Independência lá estiveram, bem como Rita Chang, presidente de Centro Histórico, Cesar Cardia, representante da Região Geral de Planejamento 1, Leon Hernandes Dziekaniak, representando o Movimento da Pinheiro Machado e Gonçalo de Carvalho, e Marilia Cardoso, em nome do
Movimento Reviver Independência.
A abertura da reunião ficou a cargo da agente de governança da região Centro, Vânia Brito, que abordou a importância da participação das entidades, associações e moradores das regiões para a efetiva concretização das metas de projetos que estão em desenvolvimento. Ela passou a palavra para o agente de governança da região Humaitá/Navegantes, Sílvio Belbute, que fez a apresentação da metodologia de implantação do Programa de Governança Solidária Local e destacou ser o responsável pela articulação de redes de participação político-democráticas, em nossa cidade, estimulando parcerias e aprofundando o comprometimento das estruturas do governo com as comunidades locais, através da co-responsabilidade que, em momento nenhum, tira do governo as responsabilidades públicas. Estes programas implantados em regiões de Porto Alegre buscam o resgate das identidades das comunidades locais. A Avenida Independência, através de um projeto urbano e paisagístico, tenta valorizar exatamente isto: a sua identidade, como o eixo histórico e cultural, onde cada esquina, árvore, monumento ou casario conta um pouco a história de Porto Alegre.
No segundo momento, foram chamadas as arquitetas Taís Lagranha Machado e Mariana Soldan Hugo, da Urbana Arquitetura, que apresentaram um projeto para a revitalização da Independência. A vivência destas arquitetas no Exterior, onde se vive a história em todos os lugares, deu a elas um modo novo de olhar a avenida e de valorizar o que ela tem, fazendo da região lugar gostoso de viver.
Projeto feito em 2006

A apresentação do projeto foi quase um suspense, pois enquanto as arquitetas iam desenrolando, aos poucos, o desenho e mostrando espaços e fotos, parecia que as pessoas entravam dentro dele. Cada um via sua rua, sua esquina, sua sinaleira, seu local de trabalho e sorria. Era o novo convivendo em harmonia com o antigo e tradicional. Era um começo e todos esperam que, em breve, este sonho se concretize. A Independência agradece a Governança e a Urbana Arquitetura.
Projeto Atual:

Este projeto será apresentado a SMOV, EPTC, SMAM para ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário