segunda-feira, 19 de abril de 2010

Quintas no Museu

Palestra e Esclarecimentos
Influenza A H1N1"
Há muitos anos, ouvimos falar de gripes, sentimos os efeitos: a doença inicia-se com a instalação abrupta de febre alta, em geral acima de 38°C, seguida de mialgia, dor de garganta, prostração, dor de cabeça e tosse seca.. Nada que apavore muito, pois desde crianças conhecemos isto, contamos três dias com febre, outros com tosse e voltamos ao normal... Mas ultimamente não é assim, quando se fala em gripe, alguém espirra, ou tosse, todos já se olham e se estabelece um quadro de medo.
Outras gripes ficaram na nossa memória, como gripe Espanhola, Asiática e a gripeHong Kong em1968.
A forma de encarar a gripe é diferente a cada pais e a cada lugar. As vezes aqui é muito focado, e em outros países nada ou muito pouco é falado, criando-se problemas para quem viaja. No ano passado ao desembarcar em Brasília, levamos um susto, fomos recebidos pelas pessoas da recepção do aeroporto, com máscaras e luvas. Aí ficamos sabendo, através de informativos, das campanhas da Gripe Suína.
Para ajudar e retirar as dúvidas, o Museu da História da Medicina marcou palestra com a Dra Alethéa Sperb sobre
"Doenças Emergentes e Reemergentes: Pandemia de Influenza A H1N1". A Dra Alethéia é médica pediatra sanitarista, Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
A palestra foi muito esclarecedora.
O MUSEU DE HISTÓRIA DA MEDICINA DO RIO GRANDE DO SUL ,
está proporcionando diversos momentos que ele chamou de

Ciclo de Palestras “Prevenção”, que vai até 22 de abril, trazendo toda
quinta-feira, sempre às 18h30min na Sala Rita Lobato (av.
Independência, 270, Centro), um médico para discutir temas diferentes, nesta quinta será CRACK.
Prestigie estas iniciativas do MUHM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário