domingo, 4 de outubro de 2009

Terapia de amor







cada um dá o que tem”

Quando eu trabalhava junto ao Postão do IAPI, costumava ver e ouvir pessoas idosas que estavam saindo de consultas médicas e que faziam o complemento do tratamento na parada de ônibus. Lá, os idosos conversavam sobre o resultado de suas consultas: um reclamava que o médico não o ouviu e nem olhou para ele, outros aconselhavam a mudar para o médico tal ( havia até listinha e dias de consulta), houve caso que em conversas eles mudaram o remédio por outro recomendado pelo leigo , ou o caso pior, um visinho se passando pelo doente na consulta , pois o doente mesmo, não poderia vir, e o máximo da bagunça, conforme as reclamações era dado "um diagnóstico" da doença, ali mesmo na parada, por uma junta de palpiteiros. Todos queriam contar seus casos, suas doenças. Eu ficava ouvindo aqueles papos, tão entusiasmados, e pensava: o que eles precisam é um bailão, onde possam conversar, dançar, e trocar idéias.
E finalmente tivemos nosso tempo de Postão ou de Bailão, quando vimos os idosos, sem objetivos de vida, ficarem de fofocas, reclamando de tudo e com comportamentos anti-sociais. Começamos então a organizar grupos de estudos: E o primeiro foi as aulas de Frances de Madame Nadyr. Começam sempre com a boa gramática, mas o que todos ficam mesmo esperando é o momento da música. E lá vão todos cantar em Frances... Finíssimos.
Tem também aulas de computação: estas não são muito diferentes, o pessoal da portaria se esforçando muito para segurar o mouse ou dar dois clicks ligeirinhos, o que conseguiram. Agora já estão todos “informatizados” e com email. Na verdade o que eles queriam mesmo era “viajar na internet”.
De repente, as coisas começaram a se confundir: o porteiro virou maestro na aula de Frances e a professora de Frances uma soprano de primeira e a síndica, auxiliar de áudio-visual e todos preparando canções de Natal... tudo numa boa... É sinal que estão ocupados,que receberam e estão dando sua dose de Amor.


Obrigada a todos estes amigos, e que possamos desfrutar sempre, destes momentos de carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário