O PALACETE ARGENTINA,
sede da 12ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan
O Palacete Argentina foi erguido em 1901, com projeto de Theóphilo Borges de Barros. O palacete caracteriza-se por ser um sofisticado sobrado urbano, representativo da arquitetura eclética que se desenvolveu em Porto Alegre na virada do século XX. Integra um conjunto de edificações que existiam ao longo da Avenida Independência, no bairro de mesmo nome, em Porto Alegre, das quais ainda restam poucos exemplares. Ele possui uma área de 756 metros quadrados em um terreno com 934 metros quadrados. Com um pavimento principal e porão alto, o acesso é feito por uma escadaria lateral. Originalmente, possuía paredes pintadas com motivos geométricos e motivos florais, executados com cores fortes e barras decorativas junto ao forro, com destaque para os vitrais art nouveau, art déco e elementos trabalhados em madeira. Pouco depois, de concluído o trabalho a casa foi vendida para Franklin Etzenberger.
Em 1928, o prédio passou por uma reforma significativa na qual mais duas salas foram acrescentadas: uma sala de chá e um jardim de inverno, bem como dependências de serviço no pavimento inferior. As paredes suprimidas deram lugar a arcos sustentados por colunas salomônicas. Alguns anos depois, o casal Etzenberger cedeu a casa a sua filha Manoelita Lilia Etzenberger que casou com Alceu Otacílio Barbedo.
Em 1939, o imóvel foi doado aos filhos do casal Barbedo: Roberto e Sandra Beatriz. No ano seguinte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul alugou o prédio e instalou o Grupo Escolar Argentina. Em 1968, o casarão foi declarado de utilidade pública e, em 1971, foi desapropriado pelo Estado.
O prédio foi utilizado como escola até 1978 e foi cedido, em 1984, em regime de comodato, ao Iphan. Em 14 de março de 1990, o imóvel foi inscrito no Livro Tombo de Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Esse post já tá aqui há mais de um ano e agora que, vasculhando a internet como sempre, acabei vendo..hehe
ResponderExcluirA época de ouro da minha vida escolar foi no Grupo Escolar Argentina.. Tenho ótimas lembranças desse tempo..
Parabéns! Muito bom material pra pesquisa..
Aliás, estou pesquisando pra ver se reencontro colegas de lá, do período de 74 a 78.
Abraços!
Anderson Carvalho (mrbitrs@gmail.com)
Tambem estudei la.
ExcluirMinhas lembranças e saudades soa grandes.
Lembro da Maria João, do Cesar e Ricardo, filhos de professoras da epoca.
Marcos Miszewski
Estudei no Argentina, lembro da Maria João, do Rodrigo, filha da vice diretora Helena, do Rogério Malamute, da Iesa, da Zuleika, da Tânia Mara entre tantos....entrei no Argentina com 4 anos em 1970...fiz 3 anos de Jardim pela idade e mais os 5 anos ...tenho muitas lembranças. Meu nome é Mauren Dal Magro.
ExcluirOi. Tu deves ter conhecido minha mãe. Ela era merendeira e tbm fazia faxina na escola. Ela se chamava Conceição. Eu estudei lá tbm
ExcluirFui aluno do Grupo Escolar Argentina entre os anos de 1962 e 1966, foram os anos dourados da minha infância. A diretora era a Dna Nadir Isehard, mãe do meu grande colega Paulo Isehard. Minha primeira professora, Dna ivete, a do 2º ano Dna Neli, a do 3º Dna Emi Ferreira, do 4º ano Dna Vera Regina e do 5º ano Dna Gleci. Lembro-me de muitos colegas. Alem do Paulo, me lembro do Icaro, do João Carlos, do Sergio, do Luis Paulo, do Pedro, da Mariza, Maria Luiza, Gladis, Suzana, Tâmara, Juarez, Domingos, Henrique, Roberto, Renato. Meu nome é Eduardo Figueiredo e resido hoje em Criciúma, Santa Catarina.
ResponderExcluirOi Eduardo! Que surpresa te encontrar. Sou a Gladis. Lembro de ti sim. No face sou a Claudir. Um abração!
ExcluirOi Gladis. Tentei encontrar no face como Claudia mas não sei o teu sobrenome.
ExcluirClaudir....sobrenome.
ExcluirFui aluno do Grupo Escolar Argentina entre 1968 a 1970. Alguns colegas que recordo nome: Isabel Kowalski, Maria Luiza, Barbara, Cristina, Denise (desenhista), Karine (filha da prof de Ed. Fisica), Andre (hoje veterinario), Mauro, Luis Felipe Moreira, Tancredo.
ResponderExcluirSe seu nome estiver na lista, manda email.
Antonio Carlos Schuck ( thepilotusa@yahoo.com)
Fui aluna em 1978, morava do lado aonde hj e o banco do Brasil e um edifício atrás, não lembro muito das pessoas mas lembro q adorava estudar ali.
ResponderExcluirestudei ali de 76 a 79
Excluirto procurando mais colegas da época. participaste de alguma peça?
Não participei de peça, aliás lembro.poica.coisa, mas lembro q amava estudar ali.
ExcluirEu participei. Fui uma arvore. A apresentação foi no Bom Conselho
ExcluirQue saudades! Era uma escola linda!
ResponderExcluirFui aluna entre1967 e 1970 ! Morava no prédio ao lado que abrigava o famoso restaurante da Tia Dulce que acolhia os boêmios em fim de noite com uma sopa de cebola!
Lembro de vários colegas - Eliana e Rozana, Saulo, Que moravam na Rua Santo Antônio; Juarez, Otacílio, Jairo não lembro em que serie estudamos juntos.
O prédio era lindo e acolhedor.
Acredito que esse restaurante era no térreo do Edifício Independência. Anterior a este restaurante era o Armazém Santos Reis que era do meu pai Nery Figueiredo.
ExcluirPrezados, fui aluno do Grupo Escolar Argentina na década de 60, e morava na Rua Santo Antonio. Me lembro apenas de alguns colegas: Cristina, Diogo, Eduardo e Luiz Antonio. Tenho 2 fotos daquela época.
ResponderExcluirFui aluno do Argentina do meu primeiro ao quinto ano "primário, de 1970 a 1974. Inesquecível!
ResponderExcluirFui aluno do jardim de infância entre os anos 1961 a 1964. Nem lembro direito, mas lembro do cheiro das maças, das bananas na hora do lanche e também dos rabiscos em desenhos, rsrsrs. E também de um coral que fizemos no Teatro São Pedro. Quantas saudades. Gostaria de poder fazer uma visita só pra matar a saudade.
ResponderExcluirFui aluno do jardim de infância entre os anos 1961 a 1964. Nem lembro direito, mas lembro do cheiro das maças, das bananas na hora do lanche e também dos rabiscos em desenhos, rsrsrs. E também de um coral que fizemos no Teatro São Pedro. Que saudades. Gostaria de poder fazer uma visita só pra matar a saudade.
ResponderExcluirEu estudei lá de 77 a 85. Em 85 já estávamos na João Telles. Depois fui para o Anne Frank.
ExcluirMinha mãe foi zeladora do antigo Colégio Argentina e eu frequentava o jardim de infância. Hoje minha mãe está com 96 anos de idade. Nós morávamos em frente à escola.
ResponderExcluirOi. Como é o nome da tua mãe?
ExcluirFui aluno do grupo escolar ARGENTINA.
ResponderExcluirTenho boas memória do ARGENTINA. LEMBRO DA MERENDA MUITO BOA ,LEMBRO DAS FORMATURAS DE ENTRADA NO COLÉGIO. LEMBRO DAS DATAS ESPECIAIS ,QUE CANTÁVAMOS O HINO DA ARGENTINA ,NACIONAL BRASILEIRO ETC.O DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA, OS PASSEIOS ESCOLARES.LEMBRO DAS PROFESSORAS,COMO ERAM LEGAIS. O UNIFORME BRANCO ,OS COLEGAS.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstudei de 1977 a 1981, professoras Mersa, Plácida... Colegas, Anderson, Jaqueline, Agenice, Núbia, tantos... Tempos maravilhosos
ResponderExcluirEu estudei no Argentina e minha mãe era merendeira lá. Ela era Conceição. Eu estudei lá de 1976 a 1984(nesse ano já estávamos na João telles). Lembro da prof Moema, prof Cláudia, Tina, a diretora dona Ivone Caballero. Saudades daquele tempo.
ResponderExcluirQuem foi aluno(a) da professora Palmira? Ela deu aula no Argentina.
ResponderExcluir