quinta-feira, 9 de julho de 2009

Casa Firmino Torelly

Casa Firmino Torelli

A Casa Firmino Torelli é um belo edifício em estilo renascentista localizado na Avenida da Independência, atualmente é a sede da Secretaria Municipal da Cultura da Cidade. Foi declarado Patrimônio Histórico no ano de 1987.

Firmino Torelly adquiriu a casa da Avenida Independência em 1908. Estava situada em um dos pontos mais requintados da cidade, procurado pelas famílias da burguesia industrial e comercial da época. O imóvel foi tombado em 1987 pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre como Patrimônio Histórico e Cultural. O projeto de restauração da Casa Firmino Torelly ficou sob responsabilidade da Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Completamente restaurada, passou a abrigar, a partir de 17 de agosto de 1993, parte da área administrativa da SMC. A Casa Firmino Torelly está localizada na Avenida Independência, 453.




Aparicio Fernando Brinkerhoff Torelly (1895–1971)

Nesta casario viveu

Aparicio Fernando Brinkerhoff Torelly (1895–1971)

Este grande humorista gaúcho nasceu no dia 29 de janeiro, no interior de uma diligência que transportava seus pais do Uruguai, para a cidade de Rio Grande. Órfão, ainda criança, Aparício veio morar em Porto Alegre com o tio e padrinho Firmino Torelly. Concluiu seu ensino secundário no internato Cristo Rei, dos padres jesuítas. Após estudar medicina por alguns anos, sua vocação pelo jornalismo o levou para o Rio de Janeiro, em 1925.

A convite de Irineu Marinho trabalhou como articulista do jornal O Globo. Também escreveu para o jornal A Manhã e, em 1926, deixou o emprego para editar seu tablóide intitulado A Manha.

Aparício Torelly tornou-se conhecido nacionalmente como Aporelly e mais tarde como o Barão de Itararé. O título de nobreza partiu de um arroubo do próprio jornalista, que se autoproclamou Duque de Itararé. Alegando questões de modéstia o mesmo rebaixou-se para o posto de Barão, algumas semanas após.

Nenhum comentário:

Postar um comentário