sexta-feira, 8 de maio de 2009

Jacintho Godoy



O médico gaúcho Jacintho Godoy Gomes, formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre em 1911 e com estágio junto aos mestres franceses da Salpetrière, foi diretor do Hospital Psiquiátrico São Pedro, nesta mesma cidade, em duas gestões (1926-32 e 1937-51). Além disto foi o idealizador e primeiro diretor do Manicômio Judiciário e da Diretoria de Assistência a Alienados do Rio Grande do Sul Personagem polêmico foi Godoy, um mestre-escola que se auto construiu – e a própria figura do psiquiatra por ele representada – como um filantropo, um membro de corporação e um homem de ciência, posições que procurou marcar através de práticas discursivas variadas. Porém, Godoy foi mais do isto, foi um homem de política ligado aos setores dirigentes sul-riograndenses de feição positivista. Sua trajetória frente à maior e mais representativa instituição psiquiátrica do Rio Grande do Sul, durante 20 anos, bem como as intempéries que sofreu no cargo – inclusive a que o levou a ser exonerado definitivamente daquele em 1951 – estão intimamente ligadas às mudanças no equilíbrio das relações políticas no Rio Grande do Sul e às práticas psiquiátricas de exclusão do doente exercidas no Estado. Segundo o psiquiatra, ao retornar ao Estado em 1921 “trazia no cérebro a chama de um ideal a realizar em prol dos doentes mentais”.
Pelo seu trabalho, pelo seu devotamento e espírito de renúncia,obrigada Dr Godoy !
Agradeço também a sua filha Carlinda Godoy, pela ajuda nesta pesquisa sobre a História da Independência

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AO LER SOBRE O FAMOSO DR GODOY, ME ABRE UMA LACUNA NA MINHA HISTÓRIA FAMILIAR:

    O MUNDO TALVEZ NÃO SAIBA, MAS ESTE SENHOR TEVE COM MINHA BISAVÓ UMA FILHA, QUE PELO QUE EU SAIBA NÃO FOI RECONHECIDA. DESTA FILHA RESULTARAM 04 NETOS QUE AINDA EXISTEM HOJE, O MAIS VELHO TEM 75 ANOS. EXISTEM 11 BISNETOS DE GODOY E MAIS ALGUNS TATARANETINHOS, QUE ELE LÁ DO CÉU DEVE ESTAR VENDO.
    APESAR DE A ÉPOCA TER SEUS PRE-CONCEITOS E ALGUMAS COISAS NÃO PODEREM VIR À TONA NO SEU DEVIDO TEMPO, ESTES NETOS FORAM AJUDADOS PELO SEU VÔ, SENDO HOJE TODOS DE VIDA BEM RESOLVIDA, APESAR DAS DIFICULDADES DE UMA INFÂNCIA POBRE, MAS CHEIA DE GLÓRIA.

    ResponderExcluir