terça-feira, 12 de maio de 2009

HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA

Hospital Beneficiência Portuguesa Hoje Museu da Medicina
A idéia da criação de uma Sociedade Portuguesa de Beneficência foi levada a cabo pelo vice-cônsul de Portugal Antonio Maria do Amaral Ribeiro. Após várias reuniões, no dia 26 de fevereiro de 1854, na sala de sessões da Santa Casa de Misericórdia, foi criada a instituição. Nesta reunião também foram aprovados os estatutos e o presidente eleito foi o próprio fundador.
Antes da criação do hospital, os sócios da Beneficência eram tratados na Santa Casa, em convênio firmado com a Sociedade. No ano de 1858 foi comprado um terreno na Rua da Figueira, onde os primeiros pacientes foram internados. O novo hospital teve como primeiro médico João Pires Farinha.
Em 1861 tornou-se iminente a construção de um prédio maior. Com recursos provenientes dos associados, legados e empréstimos foram comprados outros dois prédios, que logo foram destruídos para dar lugar à construção.
Em 1867 foi lançada a pedra fundamental do edifício no terreno situado no Caminho da Aldeia quase esquina da Rua União, onde também estava sendo erguida a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde o Caminho da Aldeia passou a denominar-se Independência. O novo prédio do hospital foi inaugurado dia 29 de junho de 1870, e os enfermos do hospital da Rua das Figueiras foram transferidos.
Presente na história assistencial da cidade, a instituição colocou-se à disposição da Câmara de Vereadores para, na enchente de 1873, receber desabrigados. Seguindo esse princípio, em 1882 foi construída uma enfermaria para cuidar dos acometidos por doenças contagiosas. No ano de 1890 foi montada uma seção de cirurgia, sendo Joaquim Pedro Soares o médico efetivo. Dentro da proposta de servir aos associados, criou-se, em 1892, no saguão do hospital, a Farmácia, sob os cuidados do farmacêutico João Batista Ervedosa. Em 1907 foi adquirido um terreno junto à Irmandade São Miguel e Almas para sepultamento dos sócios

Agradeço ao Historiador Éverton Quevedo e Diretor do Museu de História da Medicina, por sua ajuda nesta pesquisa.
Obrigada Éverton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário