sexta-feira, 8 de maio de 2009

Casa Godoy

A Casa Godoy foi construída na antiga “Estrada Aldeia dos Anjos”- hoje Avenida Independência, sendo um dos últimos palacetes ali remanescentes
A Casa Godoy é um dos mais importantes exemplares da arquitetura art-nouveau no Brasil. Foi construída na mesma época em que este movimento estava em voga na Europa. A Casa Godoy foi projetada pelo arquiteto alemão Hermann Menchen. Nas fachadas e nos ornamentos internos, a Casa Godoy, exibe a originalidade da art-nouveau,que buscava nas curvas sinuosas da natureza a sua inspiração.

A construção foi concluída em 1907, sendo, Arno Bastian Mayer seu primeiro proprietário. Sua construção usou tecnologia importada, com elementos ornamentais de alvenaria e ferro consoantes com os pressupostos do estilo. O projeto foi detalhado em minúcia, desde o desenho dos adornos até a escolha dos materiais empregados nas esquadrias, forros, paredes e mobiliário, constituindo um todo integrado de estilo notavelmente coerente.
Em 1988 a Casa foi adquirida pela família Godoy e, a partir de então, tornou-se referencia na vida social da Cidade Além de residência da família a casa abrigava, no andar térreo, o consultório do Dr. Jacintho Godoy - precursor da neuropsiquiatria no Rio Grande do Sul. O Médico Jacintho Godoy foi criador do Manicômio Judiciário, dom Serviço de Neurologia da Santa Casa e do Sanatório São José. Foi também político, poeta e teatrólogo.
Durante muitos anos, esta casa, foi ponto cultural através de atividades ligadas a música, literatura e memória cultural no período de 1939 a 1959. O pátio externo é um aprazível espaço cuja vegetação ajuda a garantir a qualidade de vida do bairro e eram onde aconteciam projetos culturais como Chorinho na Godoy e o Sarau na Godoy.

A Casa Godoy foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em1997. Nesse mesmo ano foi adquirida pela prefeitura Municipal de Porto Alegre. A casa Godoy constitui-se em precioso testemunho de uma época e a sua preservação garantirá as futuras gerações o acesso público a este bem cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário