quinta-feira, 16 de junho de 2011

Placa volta à Rua Gonçalo de Carvalho





7 de junho de 2011 Categor Paulo Renato Rodrigues

A simbologia do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, foi o motivo para a colocação da nova placa alusiva à distinção da Rua Gonçalo de Carvalho como patrimônio histórico, cultural, ambiental e ecológico de Porto Alegre. A placa original, descerrada em 5 de junho de 2007, em solenidade onde esteve presente o então prefeito José Fogaça, foi furtada em março de 2008.

A solenidade da manhã do domingo último, a exemplo da vez anterior também coordenada pelas entidades Amigos da Gonçalo de Carvalho e Associação dos Moradores do Bairro Independência, teve as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Adão Villaverde (que inclusive é morador da rua), da presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Sofia Cavedon, do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, e do vereador Beto Moesch. Foi durante a gestão de Moesch na secretaria municipal do Meio Ambiente que foi assinado o decreto conferindo à rua o status de área de uso especial. O texto estabelece a manutenção das características locais, o que inclui preservação das dezenas de árvores tipuanas, plantadas em 1937, e a manutenção do calçamento da via, feita de paralelepípedos de granito róseo.





Para César Cardia, um dos líderes do movimento e criador da arte da placa em acrílico (inspirada no modelo das placas portuguesas existentes na cidade do Porto ), a luta agora é pela transformação do decreto em lei municipal, dando maior segurança e proteção à Gonçalo de Carvalho, considerada pelo site português A Sombra Verde como “a rua mais bonita do mundo”. Cardia destacou que está virando rotina o aparecimento de pessoas do mundo inteiro que vêm a Porto Alegre e que desejam conhecer essa rua.

- Pena que o ônibus turístico da prefeitura ainda não a incluiu no trajeto- finalizou Cardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário