sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Associação Cristã Feminina


Hoje conhecemos a Associação Cristã Feminina com sede na rua Santo Antônio 259, fomos recebidas pela presidente Sra Ieda Radünz que falou do trabalho que estão realizando.

A Associação é uma Organização internacional que reúne mulheres de 122 países. E quando promove a mulher , ela atinge por extensão, a família, e a comunidade da qual faz parte.

A ACF de Porto Alegre oferece diversas atividades a comunidade, como:
Oficinas de artesanato,culinária, danças, espanhol, informática, inglês e música.

Atendimento de Quimioterapia, terapia corporal , bioenergética e Yoga

Visite a sede e conheça todos os trabalhos que eles desenvolvem.

A ACF entendendo o papel da mulher na comunidade e buscando sempre um mundo onde haja justiça, paz , saúde , dignidade humana, liberdade e cuidado com meio ambiente. E exatamente por isso apoiou o nosso movimento , que busca revitalizar a Independencia para que os moradores , muitos idosos e fragilizados , possam viver em paz .
É sempre bom receber amigos novos, pois eles trazem propostas também novas.


“O amor é força mais patente que o mundo possui e, ao mesmo tempo,a mais humilde que se possa imaginar”.
Antônio Gaudi

Obrigada amigas da ACF !

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Em bronze e Granito

Aos médicos de nossa cidade
“Considero que este nosso trabalho é um tributo aos médicos de nossa cidade de Porto Alegre , eternizadas lembranças no bronze moldados , nas pedras esculpidas, nos ferros fundidos”.

Dr Genaro Laitano



Assim começa este simples livro, mas que o conteúdo nos leva a recordar todos os médicos importantes que passaram por nossa cidade e hoje seus bustos estão nas praças e jardins, seus nomes em ruas e praças, e infelizmente, por ignorância, não são respeitados. Lendo suas Histórias, compreendemos que só com bronze e granito não agradecemos a estas pessoas que tanto fizeram por nossa cidade: Décio Martins Costa, Eduardo Faraco, Elyseu Paglioli, Heitor Annes Dias,Heitor Cirne Lima,Irmãos Marsiaj, Mario Totta , Raul Pilla, Sarmento Leite e muitos outros.
Assim Genaro Laitano e Nicolau Laitano deixam também em livro esta importante História para nós, da Independência, pois os principais hospitais na época estavam justamente aqui:
Santa Casa e Beneficência Portuguesa.
Estes hospitais ouviram muitos choros importantes de alegria e muitos choros de tristes perdas. Talvez por isso, encravada entre eles, está a Igreja da Conceição ,cuja Santa está de braços abertos para receber e consolar.
E por toda a sensibilidade e conhecimento destes dois médicos fez o Dr Genaro nos procurar e colocar-se junto a nós nesta batalha pela preservação da História da Independência, não só em bronze e granito, mas na memória e no coração de todos que por aqui passarem.
O Movimento agradece ao Dr Genaro Laitano , que continua a escrever sobre este bairro, onde morou muitos anos e agora escolheu para viver . Sabemos que muito poderemos aprender com ele e convidamos também seu irmão Dr Nicolau Laitano , para que conheça o Movimento . E com os dois, teremos dose dupla de dedicação, pois tudo o que eles fazem é por abnegação e respeito ao ser humano.
Sejam bem vindos Genaro e Nicolau!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Movimento se movimenta


Reuniões:

Inicio do Movimento Reviver Independência:
1 de maio de 2008
Este Movimento foi levado aos Condomínios, escolas, cursos pré vestibulares, Colégio Rosário, Museu da Medicina, Paróquia N. Sra da Conceição, Beneficência Portuguesa, Hospital Presidente Vargas, Cruz Vermelha, Escola Otelo Rosa, Restaurante Chez Phillipe, INPHAN, Super Mercados, Casa das Pantalhas, Armazém do Sabor e Body Academia, Casas de Comercio de roupas de festa e casamentos, Farmácias, Banchetti, Sabor do Rio , Veteran Car... Entre muitos os visitados, sito estes, porque foram os que se mostraram interessados em nos ajudar
Reuniões:

1°AMABI- RestauranteMantra na Rua Santo Antônio, – Na época, tratavam do assunto Madras, o documento foi entregue a Sra. Ana Lúcia – Presidenta-
09 abril 2008

2°Entendimento com a Secretaria Municipal de Cultura através de Carlos Ligocky em 19 de setembro de 2008 - Avenida Independência – Comitê de Campanha.

3°Entrega do documento do Movimento Reviver Independência ao Prefeito Fogaça- reunião na campanha da reeleição em 21/10/2008.

4°Em mais dois encontros foram entregue o documento do movimento ao Sr. Sebastião Melo e José Fortunati ( Garcias Grill- Praia de Belas-ainda na campanha da reeleição).
A partir de março começaram de fato os trabalhos com a prefeitura.

5°O Movimento foi procurado pelo Sr Antônio Augusto, Diretor do Car Centro: encontros em - 16 de março de 2009; 20 de março de 2009; 08 de abril de 2009; última em 05 de maio de 2009. O Sr Antonio Augusto entendeu a preocupação dos moradores com a segurança, especialmente com os idosos e fez uma série de contatos com diversas secretarias, sempre nos colocando a par das revindicações e resultados,coisa muito importante, pois mostrou o interesse da Prefeitura em nos ajudar.

6°Com a Sra Eloisa Strehlau da Secretaria Municipal de Cultura dia 16 de abril de 2009 e 22 de abril de 2009-.
A Sra Eloisa entendeu o foco do movimento, Histórico- Cultural e nos apresentou diversas alternativas para realização de eventos na Independência.
Com a saída da Sra Eloisa ficou uma lacuna nestas tratativas .

7°Inicio do Blog Reviver Independência – 20 de abril de 2009.

8°Gabinete da Primeira Dama – dia 06 de abril de 2009 - Inicio das tratativas inclusão da Av. Independência no passeio Viva o Centro a Pé .

9° Visita a Câmara de Vereadores para entrega de documento.
Dia 21/07 de 2009 foi levado o documento, com os dez pedidos, na Câmara dos Vereadores. Entregue para a Secretaria Marisa, do Vereador Sebastião Melo, que já agendou a primeira reunião.
Reuniões com as Secretarias no Colégio Rosário:
1º- dia 04 de agosto de 2009;
2°- dia 11 de agosto de 2009;
3°- dia 15 de setembro de 2009;
4°- dia 11 de dezembro de 2009; Todas às 19 horas.

As atas e lista de participantes das reuniões do Colégio Rosário, apesar de serem feitas em nome do Movimento Reviver Independência , nunca me foram entregues .



Convites ao Movimento Reviver Independência para mostrar o projeto de trabalho:

Convite da Secretária Ana do vereador Sr Adeli Sell- mostrar o Movimento.
Convite para comparecer ao gabinete do Secretário Marcio Bins Ely. Dia 14/12/2009
Convite para comparecer ao gabinete da secretária Clênia Maranhão .18/12/2009
Convite para participar dos trabalhos da defesa civil:
Conferência Municipal de Defesa Civil 19/01/2010.
O Movimento compareceu a Conferência

Dia 04 /02 /2009 Av. Borges de Medeiros, 2.244 - 6º andar realizou-se a 1°reunião da Regional de Planejamento 1- Infelizmente devido a forte chuva, não consegui chegar ao local. Já falei com o Sr Júlio Cesar Cardia, me desculpando, e para saber o que foi tratado. Ficou marcado novas reuniões , sempre na terceira , quinta feira do mês. Quem quiser participar, as reuniões são abertas aos interessados.
Convite para participar da reunião com o a Associação dos Moradores da Azenha. Lá houve a explanação do Empresário responsável pelo trabalho de pintura com material anti pichação. Muito importante para nossa região para ser usado em nossos casarios. Reunião em 09 de fevereiro de 2010 as 19 horas na Casa Ângelus. Praça Princesa Isabel- Azenha.

Retornos obtidos:

Secretaria de Cultura- ajudou na parte mais burocrática. Como não temos conhecimentos destes trâmites legais, eles nos ajudam. Apoio nos eventos do bairro. A Sra Eloisa se interessava e marcava reuniões para discutir os assuntos do bairro. Depois que ela mudou de secretaria, não foi colocado outra pessoa para nos ajudar. A Srta Sabrina , Francine e Arquiteto Custódio são nosso grande apoio junto a esta secretaria.

CAR Centro - Sr Antônio Augusto – tivemos os primeiros contatos com a Smic e Fasc- ele tem muitos conhecimentos dentro da prefeitura. Ele, nos mantinha, sempre informados dos encaminhamentos, através de email e telefonemas. Conseguiu fechar o Porão do Beco, em 29 de julho de 2009, mas depois que saiu, apesar do nosso abaixo assinado, pedindo para não renovar, foi dado novamente autorização para funcionamento.
Gabinete da Primeira Dama- Agendamento do Viva o Centro a Pé- Independência- com Liane Klein para dia 28 de julho de 2009.
Resultado das Reuniões com os Secretários ou representantes das Secretarias convidadas .
Das quatro reuniões com a Câmara de Vereadores:
FASC-nada pode fazer, pois os moradores não querem sair da Independência – Segundo eles não dá para obrigá-los a sair.
SMIC_ Retorno - Tudo legal com as boates e bares Noturnos.Em uma reunião negaram haver menores e bêbados no dia em que eles visitaram a Boite. O som estava normal, segundo eles.
SMOV- Calçamento - Calçada Legal - prometeu - Nada mudou- . Iluminação prometeu. E nada mudou .

EPTC – disseram que revisaram o tempo das sinaleiras. Pedir reunião só com eles. (Iriam fazer um planejamento depois nos chamaria para uma reunião). Pedido da retirada de um telefone, que fica, bem onde as pessoas descem do ônibus, e uma de iluminação para esta parada de ônibus.: protocolo n°54540/2009) . Nada feito
SMAM – Prometeram poda e limpeza dos parasitas, mas só se viu cortes da CEEE . e fora da época de poda.
Foi pedido mudas – Um funcionário disse que não tem ,que a prefeitura, quando precisa compra.
Não foram limpas as árvores- Ervas de passarinhos e pragas.
DMLU – Deu retorno apresentou folder para iniciar uma campanha para tipo e horário do recolhimento de lixo.
Brigada Militar – Foi o melhor retorno – Enviou o Soldado Ariosto e o Soldado Marcelo, para fazer a ronda diurna na Avenida Independência.
Brigada Militar- Eventos- Fez diversas tratativas para conseguir uma banda para o dia das Passarelas.

Não houve descanso nestes meses da Janeiro e Fevereiro e pretendemos em Março , começar com as reuniões com o grupo envolvido no desenvolvimento da revitalização da Independência:
Para que a Independência possa novamente sorrir, participe.

PDDUA


Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre.
PDDUA
Somos só contribuintes?
Não podemos opinar?
Quem pode então?


" Não existe democracia onde reinam o dinheiro, o clientelismo, o espírito cortesão, as gangues ou a corrupção ".

Alain Touraine -
(Professor agregado de História na École Normale Supérieure, responsável de investigação no CNRS entre 1950 e 1958. Em 1981, fundou e dirigiu o Centre d'Analyse et Intervention Sociologiques e é, atualmente, membro do Haut Conseil à l'Integration).
Carta Aberta aos Porto Alegrenses

As Associações de Moradores e os Movimentos Comunitários das diversas regiões da capital dos gaúchos manifestam seu repúdio e indignação frente aos resultados do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre. Ao cabo de diversas tentativas de revisão do PDDUA, desde o início da primeira década do Século XXI, as comunidades representantes da sociedade civil organizada têm dedicado desmedidos esforços para defender o modelo de cidade sustentável, como garantia irrevogável da qualidade de vida para presente e futuras gerações Porto Alegrenses.
Infelizmente, a par dos esforços legítimos de representação da cidadania, um conjunto de forças institucionais e políticas que representa tão somente o interesse dos grupos econômicos ligados a construção civil pregam o modelo de cidade insustentável, sem qualquer compromisso com a qualidade de vida da cidade, seu presente e futuro. Desde audiências públicas descaradamente manipuladas por meio de caravanas com centenas de pessoas humildes, sem a menor noção de servirem como massa de manobra na defensa dos interesses da construção civil, em troca de lanches e contribuição financeira, largamente registrada pela mídia e denunciada ao Ministério Público Estadual, esse poder econômico pauta a revisão do PDDUA. Com pesado lobby corporativo junto ao Poder Público, coopta uma maioria de políticos comprometida com seus financiamentos de campanha para impedir a revisão ética e isonômica do PDDUA de Porto Alegre.
Entidades que compõem o Fórum Municipal, órgão constituído pela própria Câmara de Vereadores para a participação na revisão, viram ser rejeitadas suas emendas mais importantes, incidentes no conceito de cidade sustentável, frustrando em grande medida as suas expectativas. E o resultado é uma revisão do PDDUA comprometida pelo conjunto de forças dos grupos econômicos ligados a construção civil, onde triunfa o modelo anacrônico de cidade preso ao século passado, que nega o desenvolvimento sustentável, que prega a verticalização e densificação desmesuradas e desrespeita as áreas de interesse cultural, ambiental e social de Porto Alegre.
Somos organizações comunitárias que acompanham a revisão do Plano Diretor da cidade e recusamos veementemente esse jogo político que revela a pior face dos poderes representativos responsáveis pela gestão pública. As comunidades aqui representadas refutam mais esse engodo democrático e rejeitam a agressão anunciada de Porto Alegre, pela força do empreendedorismo imobiliário inconsequente na revisão do nosso PDDUA.
Neste sentido, convocamos a sociedade porto-alegrense à fiscalização cidadã do seu vereador eleito, com presença nas sessões de discussão da Câmara, dialogando com aqueles que possuem a delegação da sua representação.
Sim ao PDDUA da cidadania! Não ao PDDUA da especulação!
Porto Alegre, 18 de novembro de 2009
Representantes Associações de Moradores e Movimentos Comunitários
Paulo Guarnieri – Associação de Moradores do Centro
Ana Lúcia D´Angello – Associação dos Moradores e Amigos da Independência
Raul Agostini – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Moinhos de Vento
João Volino Corrêa – Associação de Moradores e Amigos da Auxiliadora
Maria Lúcia Cardon – Associação dos Moradores da Bela Vista
Ernani Thum Filho – Associação dos Moradores de Higienópolis
Roberto Oliveira – Associação dos Moradores da Vila São Judas Tadeu
Alzira Dornelles Ban – Associação de Amigos e Moradores do Bairro Menino Deus
Astélio José Bloise dos Santos – Associação dos Moradores do Bairro Ipanema
Angela Pellin - Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda Vilas Conceição e Assunção
Anadir Alba - Centro Comunitário e Educacional da Tristeza
Conceição Beltrano – Movimento Menino Deus Vive
Janete Vicari Barbosa - Movimento Petrópolis Vive
Philip de Lancy White – Movimento Cidade Baixa Vive
Eduino Mattos – ONG Solidariedade
Cesar Cardia – Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Jussara Marques - Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba
Eduardo Finardi Rodrigues - AGAPAN
Vicente Medaglia – INGÁ Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Garibaldi Cultural
Pensavamos... O que precisaria a Garibaldi, para sair do anonimato?
Seria bom um espaço cultural...Seria bem a cara da Independência...
Algo que reunisse arte, musicas, palestras, cursos...
Os idosos não precisariam ir longe para ouvir palestras, recitais, pequenas peças teatrais, se manteriam bem informados...
Seria bom, uma livraria , quem sabe com um café...
Pegaríamos um livro, folharíamos despreocupados, tomaríamos um gostoso café...
Sonho ?
De repente, a realidade...
E começaram a chegar...
Primeiro o Farol, iluminando e trazendo arte a Garibaldi, Zupo e Isabel chegaram com seu Observatório de Arte, e o encanto de desenhos, pinturas, palestras e estudo da arte... Quem são os guardiões deste farol da Garibaldi?
Zupo e Isabel, artistas plásticos com currículo invejável, por seus cursos e exposições, viajaram e conseguiram colocar em sua bagagem, conhecimento suficiente para transformar em realidade o sonho:
O Farol um “observatório de Artes”

Depois a Casa da Teatro de Zé Adão Barbosa e Jeffie Lopes trazendo o teatro , o Café Bertoldo e a possibilidades de confraternização... A Casa de Teatro de Porto Alegre, , é um espaço multicultural aberto a toda e qualquer boa manifestação artística para todas as idades.

Era tudo que a Independência pedia de volta: Espaços Culturais.
Conheçam e participem das atividades do Farol de Zupo e Isabel
Rua Garibaldi 872
E compareçam, dia 5 de março às 20:30 horas, a inauguração do
A Casa de Teatro
Rua Garibaldi, 853 Agora só falta a Livraria...Quem sabe.....

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010









Carlos Augusto Bissón


Dia 12 de janeiro, realizamos uma reunião, com o escritor Carlos Augusto Bissón. O autor de Moinhos de Vento, onde conta a História do bairro , das famílias e as histórias dos tempos de glamour e glória deste bairro, Bissón mostra parte da História de Independência, onde podemos ver a caminhada ou “debandada” daquelas famílias tradicionais para o Moinhos . E é exatamente sobre isto que agora Bissón vai narrar.
O escritor já começou sua caminhada na busca de informações e pesquisa, sobre as famílias que construíram a Av. Independência. Seu livro será baseado nestas histórias e genealogia, para tanto, ele gostaria de entrevistar famílias tradicionais do bairro , ouvir relatos e tudo que possa ajudar em seu
trabalho.
Estamos contando com os amigos na busca de informações e fotografias antigas
Qualquer informação Fone: 3286 5613