quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Em bronze e Granito

Aos médicos de nossa cidade
“Considero que este nosso trabalho é um tributo aos médicos de nossa cidade de Porto Alegre , eternizadas lembranças no bronze moldados , nas pedras esculpidas, nos ferros fundidos”.

Dr Genaro Laitano



Assim começa este simples livro, mas que o conteúdo nos leva a recordar todos os médicos importantes que passaram por nossa cidade e hoje seus bustos estão nas praças e jardins, seus nomes em ruas e praças, e infelizmente, por ignorância, não são respeitados. Lendo suas Histórias, compreendemos que só com bronze e granito não agradecemos a estas pessoas que tanto fizeram por nossa cidade: Décio Martins Costa, Eduardo Faraco, Elyseu Paglioli, Heitor Annes Dias,Heitor Cirne Lima,Irmãos Marsiaj, Mario Totta , Raul Pilla, Sarmento Leite e muitos outros.
Assim Genaro Laitano e Nicolau Laitano deixam também em livro esta importante História para nós, da Independência, pois os principais hospitais na época estavam justamente aqui:
Santa Casa e Beneficência Portuguesa.
Estes hospitais ouviram muitos choros importantes de alegria e muitos choros de tristes perdas. Talvez por isso, encravada entre eles, está a Igreja da Conceição ,cuja Santa está de braços abertos para receber e consolar.
E por toda a sensibilidade e conhecimento destes dois médicos fez o Dr Genaro nos procurar e colocar-se junto a nós nesta batalha pela preservação da História da Independência, não só em bronze e granito, mas na memória e no coração de todos que por aqui passarem.
O Movimento agradece ao Dr Genaro Laitano , que continua a escrever sobre este bairro, onde morou muitos anos e agora escolheu para viver . Sabemos que muito poderemos aprender com ele e convidamos também seu irmão Dr Nicolau Laitano , para que conheça o Movimento . E com os dois, teremos dose dupla de dedicação, pois tudo o que eles fazem é por abnegação e respeito ao ser humano.
Sejam bem vindos Genaro e Nicolau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário