quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Casario da Familia Saraiva

Casario Familia Saraiva:
RESTAURANTE CHEZ PHILLIPE
Um dos mais lindos prédios da Independência é onde está hoje Restaurante Chez Phillipe.
O prédio foi construído em 1926 pela família Saraiva atualmente pertence a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Sua entrada pela Rua Fernandes Vieira compõem-se de um pórtico sextavado, no qual colunas jônicas, sustentam cobertura de três águas. A cobertura em telha francesa articula-se com a fachada através de um beiral decorado com mísulas. A partir do acesso principal, pela Fernandes Vieira, chega-se a um hall central, revestido com piso cerâmico branco e preto, hoje o hall de entrada do restaurante. À direita, duas portas dão acesso a duas salas de estar onde estão as mesas do restaurante. Duas janelas gêmeas abrem-se para uma sacada de frente para a Av. Independência. A integração das áreas externas e internas se dá através de alpendres, passadiços e terraços. É num destes espaços que funciona, Le Jardin um espaço onde o cliente do restaurante podem desfrutar do happy hour
Philippe Remondeau nasceu em em Bagnols-Sur Céze, no sul da França, filho, neto e bisneto (também irmão e cunhado) de cozinheiros e restaurateurs, começou desde cedo trabalhando no restaurante da família. Depois de passagens por Londres, São Paulo e Plaza São Rafael( já em Porto Alegre), em 2000 resolveu partir para a carreira “solo” juntamente com sua esposa Norma, abrindo o restaurante Chez Philippe, localizado em uma belíssima casa na Avenida Independência 1005, tombada pelo patrimônio histórico.
Este empresário, conseguiu um grande feito, organizar um restaurante que alia o moderno de suas instalações , com uma cozinha bem aparelhada, sem alterar o que este palacete tem de tradicional, em seu estilo eclético: Amplo vitrais que acompanham as escada; sob a escada, o lavabo, iluminado também vitrais com motivos florais e pássaros; forro em gesso encaixotado ou liso e assoalhos de taboão impecável e muito bem conservado, é a modernidade convivendo com o antigo. Este casario aproveita o desnível das ruas, Avenida Independência e Fernandes Vieira criando mais um piso, onde antes garagem, hoje entrada para a cozinha do restaurante. Uma obra que respeita a arquitetura de uma época, embeleza a Avenida e nos ajuda a preservar este belíssimo patrimônio.
Obrigada Remondeau!


Texto : Procempa- Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Foto: Philippe Remondeau

Nenhum comentário:

Postar um comentário