quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Triste Jacarandá






Corte das árvores
Prezados Sr Secretário

É com muita tristeza, que me dirijo a esta Secretaria, para relatar os fatos acontecidos dia 29 e 30 de agosto de 2009, na Rua Garibaldi.
Como ficou acertado com a SMAM, na reunião do dia 11 de agosto, no Colégio Rosário, haveria uma poda que seria feita em 120 dias. Na ocasião um morador, o Dr. Orlandi, questionou a época da poda, (exatamente porque sabemos que no fim de outubro começa a floração) o que foi respondido que os 120 dias era o prazo final, mas que este trabalho seria realizado logo.
Dia 29, acordei com o barulho de moto serra, fui ver o que estava acontecendo, achando que era o trabalho das podas. Falei com o que coordenava o trabalho. Ele se referiu a PODA de alguns galhos que estavam junto à fiação da CEEE. Não havia ninguém da SMAM. Eram todos funcionários da CEEE. E preenchiam planilhas e cortavam alguns galhos. Pareciam bem comportados.
Ontem, dia 30, não pude acompanhar o trabalho, quando fui ver, o desastre estava feito. Quando reclamei e disse que eles haviam matado árvores, eles , os funcionários da CEEE, ainda ficaram rindo.
Por este motivo, estou escrevendo, para que esta secretaria, não permita estes cortes sem a presença de um funcionário da SMAM, pois estes da CEEE por ignorância e desrespeito, invadiram nossa rua, esquecendo, quem os paga, e destruíram o patrimônio que é também nosso. Se qualquer um cidadão com um serrote fizesse o que eles fizeram, seriam autuados, eles, ao contrário, saíram rindo.
Em anexo vão as fotos das árvores e o que estou descrevendo. É como um laudo técnico , pois sou formada pelo curso de Ciências Biológicas da PUC e com 3 anos de botânica posso bem falar do assunto:
1 Árvores totalmente cortadas sem justificativa, pois até galhos longe dos fio foram serrados.(foto 1030350)
2 Árvores foram serradas sem haver o menor controle do equilíbrio, o que provocará, ao mais leve choque, ( pois a tendência dela é cair em direção aos galhos pesados) ou ventania, provocará sua queda.( foto 1030346)
3 Tentativa de justificar seu erro, dizendo que alguns galhos estavam secos. Não é trabalho deles, julgar e cortar galhos secos. (foto 300345)
4 Isto que eles chamam de galhos secos, se dá pelo período que estamos passando, onde caem as folhas . Período que as árvores se preparam para a floração.
5 Cortar os galhos em direção a calçada,nos impedindo de ter um boa sombra no verão, sem justificativa , pois lá, não passam fios.
6 Jacarandás são arvores centenárias e que demorarão muito tempo para ter novamente seus galhos repostos.
7 O problema dos jacarandás não são os galhos a mais, mas a infestação de um parasita chamado de Erva de Passarinho. Que é facilmente retirada e que se assim não for, acabará sugando o Jacarandá e furando sua casca, por onde acontecerão novas infestações. (foto 1030353)
8 A árvore em frente ao nosso edifício , bem nova, foi plantada por nós, quando um caminhão arrancou a antiga. Cuidamos para que ela ficasse equilibrada. Sem justificativa, um galho foi cortado. (foto 1030354)
9 A CEEE cabe retirar folhas e pequenos galhos junto aos fios. Por isso não se justifica o uso de moto serra.
10 A SMAM pedimos a PODA e retirada das ervas parasitas. Nunca cortes.

Por isso agradecemos a CEEE por ter nos tirado a possibilidade, de novamente, chamar a Rua Garibaldi do Túnel Verde da Independência. Lembraremos em novembro que os jacarandás não darão todo o colorido roxo a esta rua, pois eles, da CEEE, arrebentaram muitos galhos. E nós, nos prepararemos para impedir que outros ignorantes e prepotentes venham fazer-se de donos da verdade.

No aguardo de uma solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário