10 de junho de 2010 Zero Hora- ZH Moinhos
MUDANÇAS NA INDEPENDÊNCIA
Movimento projeta uma nova avenidaUma ideia que veio da comunidade pode mudar a cara da Avenida Independência. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, a proposta já apresenta intenções e conceitos para a avenida e arredores (confira no gráfico ao lado). O projeto deve melhorar e vitalizar o espaço público, instalando bancos, lixeiras e postes, entre outros móveis urbanos. Tudo irá seguir um padrão e formar um conjunto, zoneando atividades ou propondo um redesenho urbano.
Iniciativa do Movimento Reviver Independência, que reúne moradores interessados em valorizar o bairro, o projeto de reurbanização é planejado por arquitetas da região. Uma das responsáveis, a arquiteta Taís Lagranha Machado, da Urbana Arquitetura, lembra que foi feito um levantamento inicial das necessidades e que as ideias não são definitivas:
– Fizemos um estudo de referências, pesquisamos projetos semelhantes, conceitos e estratégias arquitetônicas, como Zaanstad, na Holanda, Madrid Rio, em Madri, The High Line, em Nova York, Prags Boulevard, em Copenhagen, Leblon, no Rio de Janeiro e Vila do Conde, em Portugal.
O anteprojeto foi apresentado pelas arquitetas no início de maio. De acordo com a agente da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Vânia Brito, responsável por intermediar o contato da comunidade com os órgãos municipais, após uma nova reunião serão buscadas parcerias, tanto na prefeitura quanto na iniciativa privada:
– Ainda não há uma data marcada, mas a reunião será em junho. Discutiremos novamente o projeto, que estará mais completo. Convidaremos os moradores e representantes das associações, além das secretarias envolvidas.
Marilia Cardoso, integrante do movimento Reviver Independência e blogueira do ZH Moinhos, diz que o próximo passo é conseguir enviar o projeto para a prefeitura.
– É preciso a aprovação das secretarias _ afirma.
Caderno ZH Moinhos do dia 10/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário