sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Berço de Porto Alegre-
Aniversário de Porto Alegre

Por Marília Costa Cardoso

No dia do aniversário de Porto Alegre (26 de março), nada melhor que sair e olhar esta cidade. Olhar seus habitantes, suas residências, seus hábitos, seus costumes, suas características, as heranças que ficaram dos portugueses, espanhóis, italianos, alemães, franceses.

Caminho pela Avenida Independência lembrando seu tempo de fausto. Parece que ouço o bonde… Caminho pela Independência lembrando as pensões para os estudantes, o Bar Líder, a PUCRS. É uma caminhada de saudade! Mas, nesse caminho, algo chama minha atenção. Um prédio, um dos mais conservados, e que marcou não só uma época, mas ainda marca: Hospital Beneficência Portuguesa.

Nesse prédio, onde, nos áureos tempos, funcionava a Beneficência Portuguesa, muitas das pessoas importantes desta cidade choraram pela primeira vez. Esse era o Hospital Maternidade mais conhecido e conceituado. E, por acaso, ou mão do destino, hoje o diretor do Museu de História da Medicina, que ocupa a parte antiga do prédio, nasceu ali. Chorou ali pela primeira vez, mas hoje sorri por ver esse trabalho reconhecido e poder ajudar a preservar este prédio que conta não só a história de Everton Quevedo, mas a de muitos outros porto-alegrenses ilustres.

E nessa caminhada, olhando para esse hospital e seus “acasos”, Carlos Augusto Bissón, também lá, abriu pela primeira vez seus olhos e gostou tanto que, hoje, coloca em livro a História da Independência.

Assim, neste aniversário de Porto Alegre, é bom lembrar todos aqueles que, um dia, choraram e sorriram nestes pequeninos berços do Hospital Beneficência Portuguesa.



Postado em 5 de abril de 2010 no ZH Moinhos por Marilia Costa Cardoso
Fotos - arquivo particular


Neste dia de Festa Carlos Augusto Bissón diz:

"Feliz Aniversário meu Porto Alegre, cidade onde nasce e vive gente que tem independência"


Everton Quevedo diz:

O Museu está a disposição da comunidade!


Obrigado amigos e Parabéns Porto Alegre, pois apesar de tudo continuas a ser Valorosa.

Marilia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário