segunda-feira, 26 de julho de 2010


Mudanças na Garibaldi e na Santo Antônio?
21 de junho de 2010
Por Marília Costa Cardoso

Passando pela Osvaldo Aranha, fui surpreendida com o canteiro central cortado na altura da Rua Santo Antônio. Ao me comunicar com algumas pessoas, fiquei sabendo o que está havendo: para a reforma no Túnel da Conceição, que começa nos próximos meses, as ruas Garibaldi e Santo Antônio terão a mão invertida. A Avenida Setembrina, que passa junto ao Instituto de Educação, terá ligação com a Garibaldi, e a Ramiro Barcelos será aberta na altura da Protásio Alves.

Algumas perguntas ficam no ar:

A Garibaldi é a única rua que vem desde a rodoviária e, se trocada a mão desta via, qual será o caminho para sair da rodoviária, já que a Rua Santo Antônio termina na Farrapos, portanto não vai até a estação de ônibus?

E mais, aberta em direção a Garibaldi, a Avenida Setembrina vai mandar mais alguns carros para a Independência.

Como a Cristóvão Colombo só tem mão para o Centro, estes carros que vêm pela Setembrina terão que optar ou pela Independência ou ir até a Farrapos (as duas vias congestionadas nos mesmos horários) .

E a André Puente e Gonçalo de Carvalho vão “mandar” mais veículos em direção à Rua Santo Antônio e, logicamente, para a Avenida Independência?

O Shopping Total: mais carros pela Santo Antônio?

E a famosa abertura da Rua Tiradentes em direção à Rua Ramiro Barcelos?

Vai ser colocada uma sinaleira neste cruzamento? Com todo aquele declive na Ramiro, os carros vão parar?

E abrindo junto à Protásio , mais carros pela Ramiro?

E tem mais os carros que vêm da Rua 24 de Outubro, que também vão ter que descer pela Ramiro. Estas trocas vão amenizar os congestionamentos?

Agora, não seria hora de pensar em reorganizar o estacionamento nas ruas centrais de Porto Alegre e adjacências, colocando horários (bem fiscalizados) para tráfego de caminhões, distribuição de bebidas e mercadorias e recolhimento de lixo, que não coincidissem com os horários de grande fluxo de veículos?

Vamos aguardar e ver.

Nota da Redação: este espaço está aberto para que a EPTC e demais órgãos da prefeitura possam se manifestar sobre as alterações.
Depois dist houve uma reunião para esclerecimento, mas a EPTC não compareceu.