quinta-feira, 10 de junho de 2010

Projeto pela Revitalização da Independência

10 de junho de 2010 Zero Hora- ZH Moinhos

MUDANÇAS NA INDEPENDÊNCIA


Movimento projeta uma nova avenidaUma ideia que veio da comunidade pode mudar a cara da Avenida Independência. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, a proposta já apresenta intenções e conceitos para a avenida e arredores (confira no gráfico ao lado). O projeto deve melhorar e vitalizar o espaço público, instalando bancos, lixeiras e postes, entre outros móveis urbanos. Tudo irá seguir um padrão e formar um conjunto, zoneando atividades ou propondo um redesenho urbano.

Iniciativa do Movimento Reviver Independência, que reúne moradores interessados em valorizar o bairro, o projeto de reurbanização é planejado por arquitetas da região. Uma das responsáveis, a arquiteta Taís Lagranha Machado, da Urbana Arquitetura, lembra que foi feito um levantamento inicial das necessidades e que as ideias não são definitivas:

– Fizemos um estudo de referências, pesquisamos projetos semelhantes, conceitos e estratégias arquitetônicas, como Zaanstad, na Holanda, Madrid Rio, em Madri, The High Line, em Nova York, Prags Boulevard, em Copenhagen, Leblon, no Rio de Janeiro e Vila do Conde, em Portugal.

O anteprojeto foi apresentado pelas arquitetas no início de maio. De acordo com a agente da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Vânia Brito, responsável por intermediar o contato da comunidade com os órgãos municipais, após uma nova reunião serão buscadas parcerias, tanto na prefeitura quanto na iniciativa privada:

– Ainda não há uma data marcada, mas a reunião será em junho. Discutiremos novamente o projeto, que estará mais completo. Convidaremos os moradores e representantes das associações, além das secretarias envolvidas.

Marilia Cardoso, integrante do movimento Reviver Independência e blogueira do ZH Moinhos, diz que o próximo passo é conseguir enviar o projeto para a prefeitura.

– É preciso a aprovação das secretarias _ afirma.



Caderno ZH Moinhos do dia 10/06/2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Movimento pede atenção à Avenida Independência

Revitalização da Avenida Independência


29 de janeiro de 2010 por Silvana Losekann


Moradores se unem para mudar a via, iniciativa elogiada por autoridades da área da Cultura.

Um movimento pretende transformar a Avenida Independência em um eixo cultural da Capital. Com uma série de iniciativas, a proposta pretende dar um novo perfil a uma das mais importantes vias da cidade.

Entre as propostas sugeridas pelo Movimento Reviver Independência estão a restauração de prédios, a busca por segurança, projetos paisagísticos e ações culturais.

A união dos moradores é destacada pelas autoridades envolvidas na iniciativa como essencial para que a ideia vingue.

– As grandes coisas ocorrem em Porto Alegre quando há alguém com vontade. A iniciativa é muito boa, e buscaremos contribuir – definiu o coordenador da Memória Cultural do município, Luiz Antônio Custódio.

O Movimento Reviver Independência conseguiu reunir o apoio dos setores relacionados ao patrimônio histórico da cidade. A presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural, Rita Chang, celebrou a organização dos participantes:

– Acho que tem futuro, já que as pessoas estão se mobilizando. Não adianta se preocupar com o futuro do planeta se não houver preocupação com a sua calçada.

Reuniões com autoridades já foram realizadas para dar andamento ao projeto. Ao mesmo tempo, outras iniciativas focalizam a Independência neste ano. Ainda em 2010, deve ser lançado um livro sobre a avenida, de autoria de Carlos Augusto Bissón, que escreveu a obra Moinhos de Vento – Histórias de um Bairro de Porto Alegre.

este artigo está no http://www.defender.org.br/