quarta-feira, 26 de maio de 2010

Corredor Cultural do Bom Fim

Um corredor cultural
26 de maio de 2010 postado no ZH Moinhos

Todos, que um dia procuraram um livro, para estudo e pesquisa, sabem bem o caminho a percorrer: livreiros, livrarias e “sebos” do Bom fim. Assim começou este corredor cultural, um caminho natural dos que gostam de uma boa leitura: os nomes das livrarias já nos mostram um pouco desta história: Teia de Aranha, Traça Livraria e Sebo, Palavraria, Ábacos Livros; Alguns com cafés; Outros nomes pomposos ou nomes simples. As escolas mais importantes estão lá: Instituto de Educação e Colégio Militar; Clubes e Fundações Culturais: Marc Chagall, Fundação Ecarta, Clube de Cultura de Porto Alegre. Se quisermos mais cultura teremos as famosas normalistas, hoje participantes da Associação dos Ex Alunos do Instituto de Educação, o Tablado Andaluz e Sociedade Italiana e principalmente o empenho dos funcionários do memorial da Justiça do trabalho no Rio Grande do Sul.
É um belo caminho, que no dia 15 esteve com algumas amostras no interior do Colégio Militar. Com sua nova pintura de fachada o Colégio Militar mostrou obras de arte como estátuas e pórticos e de arquitetura que o tempo havia empanado sua beleza. No pátio interno exposições do acervo do ensino militar do Rio Grande do Sul, Exposições de fotografias, palestras, oficinas do MUHM e Do Instituto Marc Chagall e Rotary Bom fim.
O Casarão da Várzea, hoje Colégio Militar, teve um sábado de festa, com direito a banda e exposição de “Fuscas” antigos (1966 a 1996).
Queremos felicitar o Historiadores Benito Bisso Schmidt e Everton Quevedo por este trabalho de resgate cultural de Porto Alegre.
Agradecemos a Sra Vania Brito, agente da Secretaria da Governânça , que veio conhecer o trabalho do Corredor Cultural , que faz parte da sua região de trabalho.
Assim vamos trabalhar juntos para que a Independencia e Bom Fim passem a ser um marco refencial de Historia e Cultura.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um sábado de solidariedade








A vitória
da
solidariedade







24 de maio de 2010 Publicado no Blog ZH Moinhos

Dia 15 de Maio " Dia Da Solidariedade"

O dia da solidariedade foi instituído em 2001. Neste sábado, muitas pessoas, se dedicaram a mostrar o que é solidariedade. Deixaram o conforto de seus lares para trabalharem a serviços à comunidade. Este foi um dia de solidariedade e principalmente para mostrar os serviços e trabalho de ONGs.
Os freqüentadores do parque se surpreenderam com aquelas barracas armadas junto ao espelho d’água da Redenção, mas logo entenderam o objetivo do evento e se integraram. Lá acharam dicas de saúde, beleza e muitos outros serviços oferecidos.
Convidados pela agente da nossa região, a Sra. Vânia Brito, da Secretaria da Governança, tivemos a oportunidade de ver os filmes de revitalização da Azenha. O prefeito José Fortunati esteve presente a essa apresentação, e assim aproveitamos a oportunidade para lembrar a ele o trabalho de revitalização da Independência e sua importância, tendo em vista a copa de 2014, pois Copa também é História, Copa também é cultura.
Durante seu discurso o Sr. Prefeito tocou no assunto muito sério que impede a solidariedade entre algumas pessoas: O famoso tirar vantagens.
Caminhamos procurando o que consideramos de fato um trabalho solidário e logo a nossa frente vimos a borboleta da Fundação Thiago Gonzaga, levando seu recado aos jovens: Valorização e preservação da vida, pedindo a cada um que faça sua parte, tire o pé do acelerador; se for dirigir, não beba.
A barraca do IMAMA esteve também com um bom público que ouvia atento as palestras e orientações, sobre os cuidados com as alterações que podem acontecer nas mamas. Os trabalhos deste Instituto se realizam em sua sede Na Rua Ramiro Barcelos, 850 e também, com participação em eventos na cidade.
Outro alerta de saúde, veio da Fundação Rio-grandense de Apoio ao Diabético, que ofereceram teste de glicose e orientação nutricional.
Houve também a feira do desapego, onde as pessoas faziam doações de objetos que não usavam mais ou podiam trocar por outro: livro, CDs, quadros, brinquedos...
A ONG Parceiros Voluntários mostrava seu trabalho, Tribos nas Trilhas da Cidadania, onde jovens realizam ações voluntárias.
Neste cenário tão lindo da Redenção, grupo de jovens chamavam os participantes do evento para um abraço. E este lindo e puro abraço, foi ao espelho d’água: todos de mãos dadas com um única palavra no pensamento: Paz. O reflexo nas águas mostrava também que a solidariedade é possível, basta querer.

Tarde de lápis e Café ZH


Um Lápis Café ZH Total







14 de maio de 2010






publicado no Blog ZH Moinhos
Por Marília Cardoso

Tarde linda, de sol. Local bem escolhido: muitos lápis na decoração e deliciosos cafés acompanhados de bate-papo. Assim é o recanto de Shopping Total, inteligentemente chamado da Alameda das Artes. Assim foi nossa tarde de Café ZH em 6 de maio.
No aconchegante Lápis Café, esperava-nos o proprietário Rogério Sartori que, aos poucos, foi deixando todos à vontade no seu espaço de cafeteria e numa conjugação com a Livraria Nobel, de Rafael Zancanaro. A decoração toda feita com coleções de lápis e suas aparas, que podem ser vistas sob o vidro das mesas _ e sobre elas blocos para anotações ou desenhos e lápis, são o diferencial deste café. Eles lembram o momento da infância de apontar os lápis junto à cestinha do lixo, ao mesmo tempo que nos leva de volta à escola, caminhando entre os livros. Lembramos também a hora da merenda, quando provamos a torta de limão, com aquele azedinho mesclado a uma divina merengada.
Entre os lápis expostos, achamos exemplares de nossa época. Mas o que mais encantou, pois atingiu a todas as idades, foi saber que ali, naquela simples alameda, aos sábados, temos a Calçada Cultural, evento copiado de situações de diversas cidades do mundo, onde se dança na rua ao som de músicas tradicionais. Na alameda do Shopping Total, temos também samba, salsa, chorinho, flamenco, rock e as apresentações da Cadica, da Tangueira e do Clube da Dança, entre outros. Pensam que é só isso? Não. A cultura está presente também nas quartas-feiras, com a Quarta Literária Nobel, encontro com escritores, palestras, lançamentos de livros, reuniões com juventude, infância e apaixonados por livros.
Mas hoje o assunto é o Café ZH. A alameda e o Lápis Café ouviram, em função do evento, moradores dos bairros Independência, Auxiliadora, Floresta, Moinhos de Vento e Rio Branco. E bem cedo foram chegando senhoras de cabelos brancos, envergonhadas de falar dos “casos” e “pensões” da Rua Sete de Abril. Foram chegando casais querendo entender o que são os “emos”, porque eles moram na Rua Gonçalo de Carvalho e não sabem o que significa aqueles encontros de quintas-feiras. Amigos cadeirantes e que usam muletas, telefonando, desistindo de chegar ao shopping, pois a Rua Santo Antônio não permite, pelo péssimo estado do calçamento, seu livre deslocamento: lajotas soltas, faltantes e buracos.

Rogério Pessoa relatou fatos e acidentes, acontecidos na faixa preferencial para pedestre junto ao Shopping, onde os carros não obedecem ou não veem o sinal. Outra pessoa que estava tomando um café fala sobre o problema da sinaleira na Cristóvão Colombo, em frente ao Palacinho: a passagem pela Cristóvão, junto a uma clínica, não tem sinaleira para pedestre e não possui aviso que o ônibus T5 pode dobrar em direção à Cristóvão .
_ O desavisado pode ser, a qualquer momento, atropelado _ afirma.
Ele também perguntou se a câmara daquela esquina está funcionando, pois o poste foi doado por uma firma local, para colocação daquele aparelho para ajudar na segurança do bairro.
Estiveram presentes no Café ZH o presidente da Associação Cristóvão Colombo, localizada na Câncio Gomes, 786, Luis Alberto Rigotti, e a sua esposa, Maria Elaine Todero Rigotti. A Associação é responsável pelo Crianças na Avenida, que este ano completa 30 anos. Muitas professoras presentes lembraram a participação das escolas, pais e alunos naqueles eventos festivos na Avenida Cristóvão Colombo, e lembraram com saudade daquele tempo feliz.


O Movimento Reviver Independência, representado por mim, falou sobre o projeto para a revitalização da Avenida Independência, que reforça o que foi colocado com prioridade: preservação e revitalização do patrimônio histórico, cultural, urbanização e segurança. A prefeitura esteve representada por Vânia Brito, agente de governança da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, que aproveitou para conhecer os representantes das regiões, Cristóvão Colombo, Floresta, Independência, Pinheiro Machado e Gonçalo de Carvalho. Houve momento para uma conversa informal e coleta de dados que passarão para o planejamento da secretaria. Mas todos os Movimentos focaram a segurança e o abandono destes bairros.


O diretor geral do DMLU, Mário Moncks, juntamente com o supervisor, Adelino Lopes Neto, ouviram as reclamações dos moradores e sugeriram alguns procedimentos, que logo vão ser levados à comunidade. Moradores dos bairros e funcionários do DMLU chegaram a um consenso: este é um trabalho que depende muito da conscientização, educação dos moradores e das ações da prefeitura.

Paulo Renato Rodrigues, representando a Gonçalo de Carvalho, abordou segurança e iluminação. Pediu uma iluminação mais baixa na Gonçalo e na Pinheiro Machado, focando principalmente as calçadas. Foi falado também da abertura da Rua Pinheiro Machado para a Avenida Independência.
Já ao anoitecer, chega a nossa mesa, Ângela Diel, da Casa da Música da Gonçalo de Carvalho. Falamos sobre esta rua, lembrado a beleza das árvores que dão a ela o nome da Túnel Verde de Porto Alegre. Ângela lembrou que, em março de 2008, a placa de metal instalada em pedestal de concreto, alusiva ao tombamento da Rua Gonçalo de Carvalho, foi roubada, e sugeriu que seja colocada outra. Falamos também dos futuros espetáculos de Angela Diel e Cordella e dos da casa da Música. Angela é sempre sucesso pela sua maneira de cantar, encantar e viver.

Este foi mais um Café ZH, desta vez no Lápis Café e Livraria Nobel.

A vez da maturidade

Será a vez das "meninas" da Independência?


16 de maio de 2010 no Blog ZH Moinhos
Por Marília Cardoso
Maribel Cachoeira, dona da agência MC , desde 1985 atua no mercado de modelos. Neste tempo de trabalho, passou por diversas tendências de moda que necessitavam tipos diferentes de modelos: tempo de mulheres muito altas, muito magras, às vezes esqueléticas, alegres, sérias, com grandes olhos ou com olheiras. Todas essas mudanças, Maribel viu e sentiu em seus anos de trabalho, e resolveu investir em algo mais.

Em todo curso de preparação de manequins e modelos, as futuras candidatas devem ser avaliadas pelo seu potencial e encaminhas ao mercado de trabalho que, hoje, precisa de crianças naturalmente bonitas, às vezes gordinhas, e de mulheres maduras com uma beleza que os anos só valorizam. Todas desprovidas de vaidade e atitudes ensaiadas , mas apostando na naturalidade.

Por isso, escolheu novo público para trabalhar. Sua agência agora investe na preparação de um público infantil diferenciado _ podem ser gordinhas, bonitas e saudáveis _, e em modelos com mais de 25 anos, maduras sem preconceito.

Este é o um trabalho que a MC promete: não mais a vaidade artificial, mas a maturidade e a naturalidade. Encarando a vida como ela é simples e bonita, a mesma definição que se daria ao perfil da Maribel Cachoeira, que esteve no Café ZH de 6 de maio no Lápis Café do Shopping Total.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Propostas da Urbana Arquitetura

Propostas da Urbana Arquitetura :

REVITALIZAÇÃO DA PAISAGEM URBANA – AV. INDEPENDÊNCIA.

O ESPAÇO PÚBLICO
é um elemento definidor da cidade, um elemento do cotidiano, por isso deve ter qualidade formal e material.
Mas hoje, esse território que é comum dos cidadãos, cada vez nos pertence menos.

Segundo Cláudia Laub, para evitarmos a perda deste espaço, precisamos reINSTITUIR as ruas e praças como símbolo do publico, buscando a reanimação do corpo social, onde a cidadania respira identidade.
Características do espaço público que buscaremos:

RECUPERAÇÃO DE IDENTIDADES:
 Criar unidade, que se torne “UM lugar” “UM todo” com características bem definidas que reflita a personalidade e identidade do bairro > Ordenar e padronizar equipamentos urbanos: bancos, árvores, canteiros, telefone público, paradas de ônibus.

 Padronização da comunicação visual
 Espaço EXPRESSIVO, divulgação de acontecimentos e sinalizações de pontos importantes, contextualização com a cidade > marca o perfil próprio do bairro.

MULTIUSO DOS ESPAÇOS:
 Promover usos coletivos diversos
 Zonear espaços para usos efêmeros ou de transição entre o público e o privado (exemplo: feiras e eventos nas praças, cinema para a comunidade, Igreja e Hospitais, Vivo).

VALORIZAÇÃO DO PASSEIO:
 Tornar o passeio mais relevante que a faixa de carros
Eliminar obstáculos do passeio
 Iluminação adequada para pedestres (menor altura)
 Adaptação á acessibilidade (rampas para desníveis, sinalização tátil de alerta)

INTRODUÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS e SAUDÁVEIS Á VIDA NA CIDADE:
 Configurar zonas de estar em locais específicos do bairro, proporcionando o encontro das pessoas


Independencia hoje:

Um dia será assim???...






























Agradecemos a
Urbana Arquitetura
> www.uarquitetura.com
> Rua Santo Antônio, 366.
> +55 51 32114737 e as arquitetas
Taís Lagranha Machado e Mariana Soldan Hugo

O Projeto para a Av. Independencia

O projeto para Independência
Postado em 5 de maio de 2010 no Blog do ZH Moinhos por Marilia Costa Cardoso



















Em 3 de maio, foi realizada à Rua Siqueira de Campos, 1.171, uma reunião da Governança Solidária Local. Os moradores interessados na revitalização da Independência lá estiveram, bem como Rita Chang, presidente de Centro Histórico, Cesar Cardia, representante da Região Geral de Planejamento 1, Leon Hernandes Dziekaniak, representando o Movimento da Pinheiro Machado e Gonçalo de Carvalho, e Marilia Cardoso, em nome do
Movimento Reviver Independência.
A abertura da reunião ficou a cargo da agente de governança da região Centro, Vânia Brito, que abordou a importância da participação das entidades, associações e moradores das regiões para a efetiva concretização das metas de projetos que estão em desenvolvimento. Ela passou a palavra para o agente de governança da região Humaitá/Navegantes, Sílvio Belbute, que fez a apresentação da metodologia de implantação do Programa de Governança Solidária Local e destacou ser o responsável pela articulação de redes de participação político-democráticas, em nossa cidade, estimulando parcerias e aprofundando o comprometimento das estruturas do governo com as comunidades locais, através da co-responsabilidade que, em momento nenhum, tira do governo as responsabilidades públicas. Estes programas implantados em regiões de Porto Alegre buscam o resgate das identidades das comunidades locais. A Avenida Independência, através de um projeto urbano e paisagístico, tenta valorizar exatamente isto: a sua identidade, como o eixo histórico e cultural, onde cada esquina, árvore, monumento ou casario conta um pouco a história de Porto Alegre.
No segundo momento, foram chamadas as arquitetas Taís Lagranha Machado e Mariana Soldan Hugo, da Urbana Arquitetura, que apresentaram um projeto para a revitalização da Independência. A vivência destas arquitetas no Exterior, onde se vive a história em todos os lugares, deu a elas um modo novo de olhar a avenida e de valorizar o que ela tem, fazendo da região lugar gostoso de viver.
Projeto feito em 2006

A apresentação do projeto foi quase um suspense, pois enquanto as arquitetas iam desenrolando, aos poucos, o desenho e mostrando espaços e fotos, parecia que as pessoas entravam dentro dele. Cada um via sua rua, sua esquina, sua sinaleira, seu local de trabalho e sorria. Era o novo convivendo em harmonia com o antigo e tradicional. Era um começo e todos esperam que, em breve, este sonho se concretize. A Independência agradece a Governança e a Urbana Arquitetura.
Projeto Atual:

Este projeto será apresentado a SMOV, EPTC, SMAM para ser aprovado.

O Movimento Continua a se Movimentar

Trabalhos do movimento :
1)Secretaria de Governança
E o
Movimento Reviver Independência



A Secretaria Municipal de Governança, através da Agente de Governança, Vânia Brito, responsável pela região Centro, convidou o Movimento Reviver Independência para discutir as atividades e interesses do projeto. O interesse em conhecer melhor o Movimento, tendo como objetivo propor ações conjuntas, deu-se através de publicações da Zero Hora, destacando a atuação de iniciativas no bairro.
Entre os assuntos o destaque está a Expo 2010, que será realizada em maio e outubro do próximo ano em Xangai, na China. Na ocasião serão apresentadas cidades com boas práticas urbanas. Das 55 cidades destacadas pelo Bureau Internacional de Exposições está a cidade de Porto Alegre, escolhida pela Governança Solidária local, que se caracteriza por parcerias entre o governo e a sociedade. Isto vem ao encontro do objetivo do Movimento Reviver Independência e sua atuação diretamente na comunidade.
Nos próximos dias, o MRI juntamente com parceiros da Avenida Independência estarão criando um programa de trabalho para ser apresentado à Secretaria, e se aprovado servirá, como exemplo de projeto solidário e de respeito, os maiores ideais do Movimento.
O Movimento Reviver Independência agradece a Secretária da Governança Clênia Maranhão e a Sra. Vania Brito pelo convite e oportunidade de mostrar os benefícios da ação do Movimento, e tudo o que ainda pode ser feito em conjunto com a comunidade.
Destacamos que conhecemos há muito tempo o trabalho da Secretária Clênia Maranhão em prol da saúde, da defesa dos direitos humanos, da mulher, das crianças e adolescentes, e é isto que a Independência e seus moradores precisam, a defesa do direto e respeito a todos.
Publicação no Blog Zh Moinhos
Reunião foi realizada na Secretaria dia 14/01/2010, onde foi mostrado a proposta de
Revitalizção da Independencia, tornando-a um polo Histórico- Cultural.




2)Reunião com a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local

Data: 11de março de 2010
Local: Rua Gonçalo de Carvalho 434
Assunto em Pauta :
Apresentação dos trabalhos a Secretaria
Trabalho participativo para revitalização da Independência e Floresta

Convidados:
Movimento Reviver Independência, Marilia Cardoso;
Movimento Gonçalo de Carvalho, Paulo Renato Rodrigues;
Pinheiro Machado, Maria Alice Kauer e Leon H Dziekniak;
Floresta, Ana Paula M Smischit ;
Amabi,Diônio ;
Conselheiro RP1 ,Júlio Cesar Cardia.


Presentes representantes dos Movimento Reviver Independência , Bairro Floresta,. Movimento Gonçalo de Carvalho e Pinheiro Machado
Não compareceram : Amabi, Diônio e Conselheiro RP1, Júlio Cesar Cardia.
Representando a Secretaria
Sra. Vânia Brito
Inicio dos Trabalhos: A agente Sra. Vânia Brito explica como se desenvolve o trabalho com sua Secretaria e passa aos representantes dos movimentos e das regiões para apresentarem os problemas das regiões
Assuntos : Encaminhados pelos blogueiros do ZH Moinhos:
O drama de atravessar a Ramiro, sinaleiras
25 de março de 2010
Abertura da Pinheiro Machado em debate
3 de março de 2010
Bocas de esgoto do Conduto Álvaro Chaves
23 de março de 2010

Calçadas e acessibilidade
3 de abril de 2010
Mudanças à vista na André Puente
26 de abril de 2010
Da Independência:

O Problema das badernas Noturnas da Independência

Moradores de Rua e seus depósitos de lixo em plena calçada.

Abandono dos Casarios da Independência

Assaltos aos idosos


Floresta:

Lixo e problema de Acessibilidades

Gonçalo de Carvalho:
Emos nas quintas feiras – Bebida para menores

Pinheiro Machado

Abertura da Rua Pinheiro Machado para a Av. Independência.


Depois das explanações e discussões das questões básicas ficou para serem trabalhados as prioridades:
Segurança

Envolvidos:Brigada Militar-
Guarda Municipal
Polícia Civil
Procempa - Câmera de vídeo -

Ações: Viatura -Ronda Diária
Soldado- Ronda Diária e pé
Rondas junto aos Shopping Gonçalo e Pinheiro Machado
Incertas nos Bares e Casas Noturnas da Independência

Patrimônio

Orientação aos proprietários dos casarios.
Concientização do valor do Imóvel,
Restauração nos casarios da Prefeitura Casa Godoy e Casa Torelly
Região de Interesse Cultural
Valorização das Escolas e Hospitais

Urbanismo

Projeto arquitetônico- paisagistico para a Av Independencia
Iluminação
Revitalização das Praças

Ao encerrar a reunião , a agente Vânia Brito, prometeu uma reunião com a Brigada para saber quais os procedimentos adotar no caso para a segurança dos moradores.
O Movimento Reviver ficou de procurar arquitetos que se interessassem para montar um projeto urbanistico.


3 )Reunião com a Brigada Militar
Conforme o prometido em 11/03/2010 em reunião com agente de Governança, Vânia Brito, responsável pela região Centro no dia
Dia: 23/03/2010
Horário: 18 horas

Reunião com o Capitão Leiria,
Cmt. 4ª CIA- 9°BPM.
Endereço: Decisão Pré Vestibular –Av. Independência, 702
Neste noite a Sra Vânia apresentou-se aos representantes zonas( zonas da Independência) e abre a reunião com a seguinte pauta:
Apresentação do trabalho da Secretaria da Governança Local

Os presentes falam da Tendência de crimes na nossa região:
Violência contra idoso,
Arrombamentos
e furtos
Os representantes contam diversos fatos ocorridos no bairro: Roubos a idosos, roubos de carros, Flanelinhas, agressões dos moradores de rua e problemas de bebidas e drogas nos dias de funcionamento de casas e bares Noturnos.
Foi bem salientado o fato que a LEI COMPLEMENTAR Nº 12
diz
Art. 23 - Não será permitida a realização de jogos ou diversões ruidosas em locais compreendidos em área formada por um raio de oitenta metros de hospitais, casas de saúde ou maternidade.


A Brigada Militar fala de suas ações em frente aos bares, mas que não pode agir sem que haja denúncia:
Todos concordaram que os idosos, os mais afetados pelas badernas tem medo de se pronunciarem.
Esta questão ficou para ser levado ao Ministério Público.
O Capitão fez algumas colocações sobre segurança:
Ações preventivas, procedimentos e atitudes frente a assaltos e roubos
Procedimentos sugeridos em :
Residência
Reforçar portas e janelas
Alterações em construções, portas e hall de entrada mais protegidos.
Melhorar as iluminações.
Remover atrativos fechaduras , letras e números de identificação muito chamativos e de metal.
Controlar o acesso a edifícios- principamente tele-entregas.
Controlar as chamadas no interfone- pedindo para abrir a porta.
Controlar o acesso as chaves.
Grupos voluntários de fiscalização.
Evitar dar endereço para doações.
Evitar dar dados pessoais ao telefone e internet .
Observar bem ao chegar a noite- o entorno-pessoas escondidas em árvores canteiros e pedindo em sinaleiras
Evitar aspecto de degradação nas residencias .
Na rua
Alterar as rotas.
Limitar dinheiro em circulação.
Guardar dinheiro em “ Bolsa” junto ao corpo.
Cuidar com o uso de jóias e bolsas vistosas.
Cuidar Pessoas em atitudes suspeitas.
Cuidar com pessoas que puxam conversa e pedem informações.
Cuidar vendedores .
Não dar esmolas.
Evitar compras na rua de desconhecidos- agulheiros, etc...
Cuidar ao embarcar e desembarcar de carros e taxis.
Evitar ruas com pouco movimentos.
Evitar distrações – esteja sempre atenta ao movimento da rua.

Não dar conversa a Pedintes com crianças. Eles tentam emocionar as pessoas, enquanto outro observa para roubar
No banco
Evitar conversas com estranhos.
Cuidar ao retirar dinheiro ou jóias do penhor.
Cuidar com os documentos.
Não informar a senha ou outros dados.
Carro
Evitar estacionar na rua, especialmente à noite
Plano de ação para eventos especiais.
Cuidar ao embarcar e desembarcar bagagens.

Outros assuntos abordados:
Encontro de grupos- Emos.
Atividades suspeitas: gangues, violência, vandalismo e depredações
Pichações.
Funcionamento de bares e casas noturnas
Moradores de rua.
Informações sobre riscos e procedimento de segurança na região.
Segurança e qualidade de vida
Estes últimos assuntos ficarão para outra reunião aí com autoridades mais envolvidas nestes assuntos: Polícia Civil, Fasc,Guarda Municipal.
Telefones para Emergências:
9° batalhão 3288 3200 ou

3288 32 06

Bom Fim: Brigada- 3321 3233


Encerrada a reunião. Estas sugestões serão colocados sob forma de alerta nas

lojas, bancos e Condomínios.

4° Reunião:

Patrimônio e Urbanismo:

A Sra Vânia Brito agente de Governança da Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, entra em contato com a Sra Rita Chang, para que possamos verificar como proceder nos casos do Patrimônio- Casarios Tombados e Listados.
A Sra Marilia Cardoso, representando o Movimento Reviver independência, entra em contato com a Urbana Arquitetura, da Rua Santo Antônio que farão um primeiro estudo de um projeto para a Revitalização da Independência.
A reunião foi dia3 de maio, às 18 horas, na Rua Siqueira de Campos, 1.171 :Projeto para a Independência
2 de maio de 2010 convite Blog ZH Moinhos
Recebemos o seguinte convite, que estendemos a todos os amigos de ZH Moinhos:
“A prefeitura de Porto Alegre, por meio do Programa de Governança Solidária Local, que visa o desenvolvimento das pessoas e das comunidades de Porto Alegre, convida os moradores, comércio e instituições da Independência e adjacências para que possam ser apresentados aos nossos trabalhos.
Esse programa interage governo, iniciativa privada, organizações da sociedade, os cidadãos e suas comunidades, juntando esforços na direção da realização de suas agendas de prioridades. Desta forma, gostaríamos de apresentá-lo aos parceiros, como também, tomar conhecimento dos projetos que estão em andamento e as prioridades apontadas, para a concretização das mudanças idealizadas, para o bairro Independência.
A comunidade, em reunião com esta secretaria, já apresentou suas três prioridades que são, segurança, patrimônio e urbanismo. Convidamos a todos para uma reunião nesta segunda-feira, 3 de maio, às 18 horas, na Rua Siqueira de Campos, 1.171, onde poderão ser colocadas as sugestões para realização das prioridades locais.
Será apresentado, em linhas gerais, o Projeto de Revitalização da Avenida, realizado pela arquiteta Taís Lagranha da Urbana Arquitetura, com a ajuda do Arquiteto Custódio da SMC. Estarão presentes, secretarias da Acessibilidade, Smam e do patrimônio, representada por Rita Chang, presidente do Centro Histórico.” (convite enviado à comunidade pela Secretaria de Governança Local)



O Sucesso do Brechó

Brechó pela Igreja da Conceição
Postado por Conselho de Blogueiros- Blog ZH Moinhos em 19 de maio de 2010

Dia 6 de maio, 8h, Avenida Independência esquina com Rua Barros Cassal: casario antigo da Independência. Pela bela porta antiga, entravam algumas senhoras e também um padre. Do lado de fora, formava-se uma pequena fila de pessoas e, na fachada, a explicação de tudo: Brechó em Benefício das Obras da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Melhor entrar e ver o que está ocorrendo: senhoras parecem músicos de uma orquestra, cada uma assumindo seu lugar junto aos seus instrumentos, que roupas, sapatos, bolsas e bijuterias. É difícil decorar o nome de cada uma, mas os rostos são parecidos, pois em todos estava a devoção à Nossa Senhora da Conceição e a vontade de ajudar. A maestrina bate com a batuta, é hora de começar o concerto. O padre Inácio sabe bem a importância do momento e vem abençoar: desejou sucesso ao trabalho voluntário daquelas “meninas da terceira idade“. Começa o espetáculo.

A ideia inicial, colocada por Nadyr Alves Simoni, estava concretizada: um brechó para arrecadar fundos para contribuir com o restauro das obras da Igreja da Conceição, marco histórico na avenida e bairro Independência. Este simples evento, tão singelo, na verdade é fruto de meses de reuniões e trabalho. Nada foi obra do acaso: foram pessoas lavando, passando, selecionando, pedindo, organizando, colocando preços. Nada caiu do céu: muitas comprando ou pedindo emprestado objetos como cabides, manequins e araras para a colocação de roupas. Nada foi simples : encontrar um local para a exposição, local para armazenar peças, condução para transportá-las, seguranças. Nada foi pouco:
eram necessários muitos convites, limpeza, pintura do local, disposição para caminhar e pedir doações.

Mas, enfim, acharam pessoas que estavam dispostas a ajudar, amigos , moradores do bairro, paroquianos, lojas, mas especialmente um grande amigo, o senhor Irineu do supermercado Dinapoli, que gentilmente emprestou o casario. A sinfonia chegou ao final, a plateia bate palmas, os artistas agradecem e Nossa Senhora da Conceição, abençoa a todas as senhoras que mostraram que a idade não é empecilho para ajudar. Parabéns!


Oba !!! Sobrou um dinheirinho...
- Vamos Salvar um altar!!!

A Igreja da Conceição agradece aos amigos,
moradores do bairro,
comerciantes
e paroquianos que ajudaram
neste trabalho de restauração!