quinta-feira, 28 de janeiro de 2010



Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV)
.Em 1947, uma equipe de seis médicos liderados pelo Dr. Antonio Saint-Pastous constituiu uma sociedade para montar um ambulatório num casarão da Avenida Independência, para atendimento de pacientes privados. O sucesso da sociedade e a idéia de construir um hospital contribuiu para a edificação do primeiro prédio do então Hospital do Médico, atualmente conhecido como Bloco A do HMIPV.
No entanto, os recursos para equipar o Hospital foram esgotados restando aos médicos associados a venda ao IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas), que tomou posse em abril de 1950. Após os trabalhos de reformas e incorporação de novos equipamentos, foi transformado em Hospital Geral, em 1953. Materno-Infantil. Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas foi inaugurado em 24 de janeiro de 1953
Dez anos mais tarde, quando foram unificados os Institutos de Aposentadorias e Pensões nascia o INPS, que passou então a gerenciar o Hospital.
Nesta época, a demanda na área materno-infantil representava 70% do contingente segurado da Previdência Social, levando o INPS a elaborar alternativas para resolver este problema. É neste contexto que, em 2 de janeiro de 1978, ocorre a transformação de Hospital Geral em Hospital Materno-Infantil.
No início dos anos 80, o HMIPV tornou-se referência regional no atendimento às gestantes de alto risco, desfrutando de posição privilegiada no rankig dos hospitais administrados pelo INAMPS.
Em 1991, cedido ao Ministério da Educação e Cultura, o Hospital foi administrado pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, o que ocorreu até 1995. No 2º semestre daquele ano, foi assinado o Convênio de co-gestão entre o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde e o HMIPV.
No final de 1999, iniciaram-se as discussões em defesa da municipalização e da manutenção do caráter público do HMIPV, contando com a mobilização política e sindical das representações na área da saúde. Em março de 2000, foi designada uma Comissão Técnica para subsidiar a discussão sobre a estadualização ou a municipalização do Hospital.
Através de convênio, assinado em 24 de agosto de 2000 entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Alegre, o HMIPV passou para a gestão municipal.

http://www.portoalegre.rs.gov.br/hmipv/