quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Colégio Marista Rosário


O Colégio Marista Rosário foi fundado em 1904, a pedido do Padre Hipólito Costabile, os Irmãos Louis-Bernard e Ambroise-Michel, nas dependências da Igreja do Rosário, em Porto Alegre, a Escola que levaria o nome da Padroeira da Igreja: Nossa Senhora do Rosário. Escola fundada "em favor dos meninos pobres deste bairro pobre".
Começou num espaço muito acanhado e, por isso, em pouco tempo, foi transferida para diversos lugares provisórios. Aos poucos, a qualidade dos educadores e a maneira de fazer educação, foram conquistando a cidade, e a procura aumentou rapidamente. Em 2003, o Rosário conquistou dois importantes reconhecimentos: o Top of Mind como a marca mais lembrada na educação em Porto Alegre, e o Top Cidadania, como instituição socialmente responsável. Localizado no centro de Porto Alegre, o Colégio Marista Rosário comemora o centenário de fundação em 2004 como uma das mais importantes instituições educacionais do Sul do Brasil. Ao longo de sua história formou milhares de jovens que têm em comum a formação cultural, científica, cristã e social. Foi fundado em 1904 por religiosos da congregação Marista vindos da França e que foram convidados para aqui atender a necessidade da capital gaúcha de dar aos seus jovens uma formação mais sólida.
Os Irmãos maristas Géraud Dethoôr e Ambroise Michel assumiram a Escola Nossa Senhora do Rosário que funcionava em duas salas da igreja paroquial do mesmo nome. Vieram para ajudar o pároco Padre Hipólito Costábile e o bispo Dom Cláudio José Ponce de Leão na execução do plano de prestar o serviço de educação aos meninos da paróquia que não tinham escola.
Começou com 45 alunos e um mês depois já eram 110 matriculados. Predominavam os meninos de origem italiana, mas também eram atendidos descendentes de sírio-libaneses, negros e brancos. A educação marista atingiu resultados acima das expectativas e, em pouco tempo, a escola ficou pequena. As salas de aula passaram a ocupar um espaço mais amplo junto à catedral e, finalmente, em 1926, o Colégio foi instalado na avenida Independência próximo a da Praça Dom Sebastião onde permanece até hoje Do prédio atual, tombado pelo Patrimônio Histórico do Município, alunos e professores acompanharam a evolução de um século de história de Porto Alegre. O local que já abrigou o Ginásio oficial do Estado, um grande internato masculino e gerou uma das maiores universidades gaúchas, a PUCRS, integra a paisagem das mais diversas fases da capital. Da época dos bondes que subiam a elegante e aristocrática avenida Independência repleta de casarões no início do século, ao burburinho que hoje invade as proximidades do Colégio cercado por escritórios, comércios, hospitais e um mar de automóveis, o Rosário atravessou os tempos e se consolidou como um ícone da educação gaúcha, formando lideranças que fizeram e continuam fazendo a história do Estado e do País. O colégio conta atualmente com 2857 alunos e também foi o berço da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUCRS). É uma escola adepta do ensino esquematizado completamente voltado para o vestibular, mas que também valoriza que os educados necessitam ser direcionados a caminhos mais importantes, como o respeito ,a bondade e a fé.

www.maristas.org.br/colegios/biblioteca/page.asp?...
pt.wikipedia.org/.../Colégio_Nossa_Senhora_do_Rosário www.champagnat.org/pt/261000001.asp?num=63

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Irmão Firmino Caetano Biazus

Na noite de 28 de novembro, o Ir. Firmino Caetano Biazus, deixa esta vida e um vazio em muitos corações. Todos, os que um dia lutaram pela formação e educação das novas gerações, sabem do seu trabalho incansável. Aos 75 anos, em decorrência de complicações renais e respiratórias o, Ir. Firmino não resistiu. Deixou, além de familiares, a comunidade de Irmãos Maristas onde vivia, em Porto Alegre, amigos, professores, funcionários, alunos, que acompanharam e compartilharam momentos de sua trajetória de dedicação ao ensino e à missão marista.


Graduado em Pedagogia pela PUCRS, no tempo que a PUC tinha sua sede neste mesmo prédio do Colégio Rosário, onde veio a exercer o cargo de Diretor por 13 anos, o Ir. Firmino era estudioso da Teologia da Vida religiosa e da espiritualidade, dedicando sua vida ao ensino de gerações de estudantes e à partilha de saber com educadores que passaram pelas escolas maristas.

"Os mestres morrem,

os discípulos andam um pouco mais pela vida e também morrem,

mas as idéias ensinadas e aprendidas

se desdobram em sementes que frutificam no tempo e repercutem na eternidade"

Ir. Firmino Biazus.